MENU

Alunos de Arquitetura desenvolvem projeto em comunidade carente


às 19h28
Compartilhe:

Ultrapassar as paredes da sala de aula é um desafio diário para obter um ensino de qualidade. É preciso derrubar as barreiras que separam faculdade e comunidade, a fim de criar pontes que levem melhorias à população. Pensando nisso, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –, em parceria com a coordenadora Dr.ª Mônica Peixoto Vianna e professores do curso, realizaram o projeto ‘Arquitecendo’. A ideia surgiu da necessidade em dar uma identidade ao novo curso da Fits e proporcionar aos discentes a participação em projetos comunitários desde o início da graduação.

DSC_3639

Estudantes vão a campo para estudar as estruturas arquitetônicas da comunidade

Segundo a coordenadora do curso Mônica Vianna, o projeto foi criado para estreitar os laços entre os alunos do primeiro período e, a partir das visitas de campo, construir o legado do curso na Fits. “Dividimos os

120 alunos em equipes e cada uma ficou responsável por uma área. A intenção é mostrar os diversos estilos arquitetônicos das casas vizinhas à Fits e as peculiaridades de cada uma”, afirma a docente.

Um dos grupos, liderados por Mônica e pela professora Débora Cavalcanti, visitou o Conjunto Santo Onofre e a Comunidade São Rafael, vizinhas à Fits, onde já existem outros trabalhos realizados pela faculdade, como a escolinha ‘Projeto Amanhã’ com o Programa de Assistência Integral à Criança.

Durante a caminhada pela comunidade, o diretor da Associação dos Moradores, Roberto Ramos, mostrou os avanços do lugar, o que pode ser melhorado e falou sobre a importância de trabalhos extensionistas para alunos e para as pessoas da localidade. “A Fits é nossa parceira há tempos e é muito importante inserir os alunos na realidade econômica e social em que a comunidade de menor poder aquisitivo vive. Agora podemos contar com futuros arquitetos para nos ajudar a melhorar muito mais a nossa comunidade”, diz Roberto.

A estudante Andressa Gabryelle Couto Ferreira de 17 anos é uma das alunas que visitou a Comunidade São Rafael. “Quando soube que ia para a Grota do Rafael, como o lugar é chamado, fiquei apreensiva devido à imagem marginalizada que se faz a locais pobres. Fiquei feliz em ver as pessoas levando a vida normalmente. Espero que com esse projeto nós, alunos, possamos ajudá-los a crescer e desenvolver parcerias que fortaleçam a relação entre a comunidade e a Faculdade, como o projeto de melhorar a escolinha”, diz Andressa.

Líder da comunidade acompanha os estudantes na visita à comunidade

Líder da comunidade acompanha os estudantes na visita à comunidade

Após as visitas, os alunos receberam materiais para elaboração de cartazes que demonstrassem, além da arquitetura dos locais visitados, as sensações e percepções experimentadas. “Os trabalhos foram agrupados em cinco grandes painéis que ficarão expostos no bloco D da Fits, formando uma colcha de retalhos dessa experiência. É como o próprio nome diz: tecendo as ‘tramas do conhecimento gerado pelos alunos’”, comemora a professora Mônica Vianna.

A ideia do Arquitecendo é aliar as forças da Arquitetura e do Urbanismo ao curso de Engenharia Civil e promover mudanças no entorno da Fits. “Ter esse tipo de experiência em um curso que está começando foi uma oportunidade ímpar e fundamental para formar uma identidade para o curso, uma vez que essa graduação tem seu embasamento nos processos criativos e na construção de um olhar diferenciado no que tange a estética, cidade, seus habitantes e modos de morar”, conclui a coordenadora de Arquitetura.

Compartilhe: