MENU

Alunos da Unit vencem Prêmio Sinturb de Jornalismo

Daniel Tavares, Karyne Evelyn e João Henrique tiveram seus trabalhos de jornalismo reconhecidos na categoria ‘Estudante’ da premiação

às 14h33
Compartilhe:

Os alunos Daniel Tavares, Karyne Evelyn e João Henrique, do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) conquistaram dois prêmios na 1ª edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira (4) e anunciou 21 trabalhos vencedores nas sete categorias propostas. O anúncio dos vencedores foi transmitido ao vivo pela página do prêmio no Facebook.

A premiação foi conquistada na categoria ‘Estudante’, sendo o 1º lugar para Daniel Tavares com o tema da reportagem ‘Tecnologia facilita cotidiano de passageiros e ajuda empresas de ônibus a otimizarem o serviço em Maceió’; e o 3º lugar para os estudantes Karyne Evelyn e João Henrique, com a reportagem ‘Mobilidade Urbana: o desafio do transporte público coletivo em Maceió’.

Para o professor Beto Macário, dos cursos de Comunicação Social da Unit/AL, os dois trabalhos são frutos do que desenvolvemos em sala de aula, sendo que em duas perspectivas distintas. 

“A reportagem do Daniel é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em que ele se propôs a produzir conteúdos sobre novas tecnologias, convívio social e mobilidade urbana, alinhados aos conhecimentos adquiridos durante a graduação, principalmente na disciplina de jornalismo digital. Já a dupla Karyne e João, a reportagem foi produzida  especificamente para a disciplina de laboratório de jornalismo digital, na qual estávamos trabalhando há um ano juntos, discutindo estratégias e principalmente conhecendo os conceitos que norteiam a produção de conteúdo jornalístico. Então eles conseguiram colocar em prática, nessa reportagem do prêmio, conceitos como midialidade, quebra da linearidade da leitura, personalização de conteúdo e uma navegabilidade diferenciada. Então, foi muito bacana perceber que eles assimilaram o conceito, aplicaram eles na produção de conteúdo e tiveram todo esse êxito incrível com a premiação do Sinturb”, disse o professor. 

O aluno Daniel, que apresentou seu TCC e conquistou o 1º lugar da premiação, reconhece o esforço para a elaboração da reportagem. “A idéia surgiu no meu TCC voltado para jornalismo especializado em tecnologia, e nisso eu fiquei sabendo da primeira edição do Prêmio Sinturb e consegui conciliar a temática da premiação que era sobre transporte público. Fiquei muito feliz com a premiação, pois pude mostrar meu trabalho e estudos de como a tecnologia tem impactado no transporte público, tanto para os gestores dessas empresas de transporte como para o usuário, como ideias de comodidade”, ressaltou Daniel.

Confira aqui a reportagem ‘Tecnologia facilita cotidiano de passageiros e ajuda empresas de ônibus a otimizarem o serviço em Maceió’, do aluno Daniel Tavares.

Karyne e João, estudantes do 7º período do curso de Jornalismo, também são só alegria com o reconhecimento dos seus trabalhos na premiação.

“Estou muito feliz pelo resultado. Para mim, foi uma honra conquistar o prêmio da Sinturb. Foi uma sensação de prazer e satisfação. Gostaria de agradecer imensamente o meu Professor Mestre, Beto Macário, por todo o apoio prestado durante a execução da reportagem. Além disso, gratidão também ao meu coordenador, Professor e Mestre do curso de Jornalismo, Roberto Amorim, que sempre nos incentivou a participar dos prêmios de jornalismo. Foi um trabalho em equipe, junto com o meu amigo de profissão, João Henrique. Acreditar é o primeiro passo para qualquer conquista. Mais um vez, agradeço a todos que nos ajudaram a vencer e conquistar o 3º lugar no prêmio”, enaltece Karyne.

“Eu sou de Água Branca, alto sertão de Alagoas. Sempre gostei de investigar histórias. Eu e a Karyne somos bolsistas Prouni, uma parceria que vem desde o primeiro período. Saber que a nossa reportagem foi reconhecida por grandes profissionais na banca julgadora, em meio a tantos outros colegas estudantes, o sentimento é indescritível, uma das melhores sensações de felicidade e realização que já senti. Foi uma correria muito grande principalmente em um momento atípico com a pandemia. Mas nos desafiamos, e isso mostra que cada esforço valeu a pena. Ficar entre as três melhores reportagens, além de ser um grande passo para a carreira profissional, só concretiza o que de fato escolhemos a profissão certa: ser jornalista”, complementou João Henrique.

Confira aqui a reportagem dos alunos Karyne e João Henrique.

Da sala de aula ao mercado de trabalho

Ainda sobre a premiação, o professor Beto Macário ressalta a percepção entre o aprendizado da sala de aula com o que se é encontrado no mercado de trabalho.  “Premiações como essa, nos faz perceber que existe uma aproximação tanto no trabalho que a gente desenvolve no exercício docente, dentro da academia, guiado por conceitos, estudos, é muito próximo da aplicabilidade prática que eles vão encontrar no mercado de trabalho. Então é interessante quando a gente tem essa resposta de um prêmio, reconhecendo a produção dos alunos”, finaliza Beto Macário

João Henrique explicou que desde o primeiro período são instigados a produzir conteúdo para concorrer aos prêmios. “A reportagem foi trabalhada em formato de web, o que estamos estudando no Jornalismo Digital com o professor Beto Macário, e no Jornalismo de Dados com o professor e coordenador Roberto Amorim. Somos gratos ao professores que foram fundamentais no apoio e incentivo para a gente escrever o material e concorrer ao prêmio”, disse.

1º Prêmio Sinturb

Mesmo diante de uma pandemia, o prêmio recebeu um número expressivo de inscrições. Foram 69 trabalhos concorrentes, onde foram escolhidos os 23 melhores por uma equipe de jurados do setor de transporte e também técnicos da área.

Este é o primeiro prêmio realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) e no final da premiação, a 2° edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo foi lançad para 2021. O edital da nova premiação será divulgado no dia primeiro de dezembro. 

Assista a transmissão do 1° Prêmio Sinturb de Jornalismo na íntegra neste link.

Compartilhe: