MENU

Alunos da Unit Alagoas publicam artigo em Congresso Internacional

Trabalho foi planejado e orientado em conjunto com a Professora Theresa Cristina Siqueira

às 19h39
Compartilhe:

Alunos do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, orientados pela Professora Theresa Cristina Siqueira, publicaram uma pesquisa no 15º Congresso Internacional da Rede Unida. O artigo faz referência à campanha Dezembro Laranja trazendo dados sobre o câncer de pele e prevenção.

Intitulado como “Atenção: sinal laranja! Não deixe o sol parar a sua vida – Ação em saúde sobre o dezembro laranja em uma escola municipal de ensino fundamental de Maceió- Alagoas”, o artigo teve como propósito explicar sobre a importância de medidas de prevenção do câncer de pele. Foi realizado pelos alunos: Artur Bruno Gomes, Brunno Leonardo, Celine Leahy, Eduarda Casada Lima, Isa Marcela Costa, Iara Santana, Jayme Mendonça de Amorim e Karyne André de Farias.

Conheça mais sobre a pesquisa realizada pelos acadêmicos

O Câncer de Pele (CA) é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Há diversos tipos e subtipos descritos em uma classificação universal. Dentre os cânceres de pele não melanoma, o carcinoma basocelular corresponde a 80% deles, seguido pelo espinocelular, e o melanoma, neoplasia melanocítica maligna. 

A patogênese decorre de processo multifatorial, envolvendo mutações e exposição a fatores de risco mutagênicos, sendo o principal, a radiação. Com o aumento da incidência, campanhas de prevenção visam o rastreio, uma vez que o exame físico dermatológico e o autoexame, reduzem a mortalidade, devido ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença avançada. 

Objetivo da pesquisa: Explicar sobre a campanha do Dezembro Laranja no combate ao CA de pele, informando sobre a importância de medidas de prevenção e proteção. Método: Trata-se de relato de experiência ocorrida em uma escola de ensino fundamental, localizada no município de Maceió, Alagoas. 

Buscou-se atribuir uma linguagem lúdica, no intuito de instruir e motivar os alunos sobre o tema. Para tal, usou-se questionário alusivo ao Dezembro Laranja, concebido em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, retratando a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. A prática foi aplicada em um conjunto de 25 estudantes, divididos em dois grupos, respondendo às assertivas propostas em verdadeiro ou falso; ao final, houve uma explanação sobre CA de pele. O público alvo foi discentes do 7° ano do ensino fundamental da rede pública, com faixa etária por volta de 12 a 15 anos. 

Os alunos obtiveram como resultado da pesquisa: Prevenção contra o câncer de pele é feita a partir do controle de fatores de risco, a citar: alertar a respeito do uso de bonés, óculos com proteção UV, de filtro solar e evitar a exposição prolongada aos períodos de maior radiação. Sabendo-se disso, foi dialogado sobre os principais tipos de câncer de pele, como também o modo de detectar e buscar um atendimento médico, seguindo os critérios de assimetria, bordas, coloração, diâmetro e evolução. 

Compartilhe: