MENU

Alunos concorrem a melhor trabalho em congresso de alergia e imunologia

Graduandos de Medicina tiveram destaque na modalidade “Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex”

às 13h26
Compartilhe:

O trabalho acadêmico “A prevalência da alergia ao látex nos profissionais de saúde: por que ainda é um fator preocupante?” apresentado no XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, produzido pelos alunos de Medicina da Unit Alagoas:Allycia Jamylle, Juliana Matos, Thaís Laurentino, Marcella do Nascimento, Gabrielly de Santana, Cristiano Emanuel Rebouças, Ytala Rodrigues Medeiros, Artur Bruno Gomes e Ana Clara Vieira, foi escolhido como um dos melhores na categoria “Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex.

A ideia do trabalho se deu devido a presença de doença de pele ocupacional nos países industrializados, sendo o látex um causador comum nos profissionais de saúde, comprometendo qualidade de vida e capacidade de trabalho. Como método de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa e como resultados pode-se observar que o processo alérgico ao látex é uma reação imunológica mediada por IgE com proteínas alérgenas comprovadas (Hev b1 e Hev b5), atingindo cerca de 1% da população, mas ultrapassando 10% naqueles com exposição ocupacional, como profissionais de saúde.

Entre as considerações finais, os autores perceberam a prevalência de alergia ao látex dentre os profissionais de saúde, especialmente nos países emergentes. Como principal medida é recomendado reduzir a exposição aos agentes sensibilizantes, optando por materiais com menor quantidade de proteínas alergênicas e sem pós. Tais medidas, conjuntas com instrução e notificação adequada, visam melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

Para consultar o resumo completo e os outros trabalhos publicados acesse aqui. O dos alunos da Unit/AL está na página 78.

ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia é fruto da união de duas sociedades científicas pioneiras no estudo de doenças alérgicas e imunológicas – Sociedade Brasileira de Alergia (RJ) e Sociedade de Investigação em Alergia e Imunologia (SP).

Compartilhe: