Em 2012, 175 mil brasileiros – dos quais a maioria pertence à faixa etária dos 18 e os 30 anos – passaram uma temporada estudando no exterior. São 35 mil estudantes a mais do que em 2009. A pesquisa também revela uma mudança no perfil dos brasileiros interessados por intercâmbio. Além da presença das classes A e B no mercado, 92% das agências entrevistadas detectaram aumento na procura pela classe C, incentivada, principalmente, pelas facilidades no pagamento e pelos preços mais acessíveis. A pesquisa aponta que o tempo médio de permanência no destino também aumentou: de um a três meses para até seis meses, o que indica que os brasileiros querem experiências mais profundas.
O Programa de Mobilidade Acadêmica é um processo que possibilita ao estudante matriculado no Grupo Tiradentes estudar em outra instituição de ensino e, após a conclusão dos estudos, a emissão do histórico acadêmico e registro em sua instituição de origem.
Quem já está de malas prontas são as alunas Amanda Quintela Lopes de Moura e Renata Lins Veiga do curso de Engenharia Ambiental, que vão para Portugal e a aluna Gessyca Caroline Lima Silva do curso de Psicologia que vai para o México.
“Desde o início da graduação tenho um grande sonho de fazer um intercâmbio acadêmico, pois na minha percepção é uma experiência que abre infinitas possibilidades de aperfeiçoar os conhecimentos, vivenciar experiências únicas, conhecer novas pessoas, uma cultura diferente, enfrentar o desconhecido e ampliar minha visão de mundo e assim, aprimorar o âmbito profissional e o pessoal”, afirma Gessyca Caroline.
“O intercambio acadêmico tem como objetivo principal estimular, promover e organizar parcerias entre a Unit e Universidades ao redor do mundo. O programa permite que o aluno curse disciplinas de seu curso em outra universidade no exterior, é uma oportunidade de o aluno vivenciar uma experiência acadêmica enriquecedora através do convívio com outra cultura, ampliando seus horizontes e conhecimentos pessoais e profissionais. Nunca foi tão fácil e simples fazer intercâmbio com o suporte da Universidade. O grupo Tiradentes tem atualmente cerca de 100 alunos que estão participando de Programas de Intercâmbio em outros países e grande parte deles foram alunos do Unit idiomas. O que remete a importância de um segundo idioma, visto que, na maioria das ofertas o aluno necessita ser proficiente ou ter no mínimo nível intermediário”, coloca Ana Karla Rebelo professora do Unit Idiomas em Alagoas.