MENU

Alunos aprendem como Empreender na Psicologia

O bate-papo com os alunos foi sobre como empreender uma carreira na psicologia.

às 13h06
Compartilhe:

Na noite da quarta-feira, 13, os alunos do curso de Psicologia, do 5º período do Centro Universitário Tiradentes – Unit participaram de uma palestra sobre “Empreendedorismo na Psicologia”. O evento aconteceu em sala de aula e a facilitadora foi a Psicóloga Organizacional e Coach Priscila Fireman.

 

Uma das melhores ferramentas para despertar o interesse pelos estudos é quando alinhamos a teoria aprendida em sala de aula, com as melhores práticas do mercado. A iniciativa da palestra ficou a cargo do professor de Psicologia Organizacional Gabriel Anderson. “Hoje minha preocupação é que meus alunos conquistem o mercado de trabalho, sabendo enxergar possibilidades e ser protagonista na psicologia, oferecendo a sociedade um serviço de qualidade e que todos lembrem: Isso foi um psicólogo que fez!”, afirma Gabriel.

 

O bate-papo com os alunos foi sobre como empreender uma carreira na psicologia. A primeira lição apresentada pela consultora organizacional foi a de “pensar fora da caixa”. “Os limites sempre são impostos por nós, porque se deter a pequenas questões se podemos fazer as coisas de um jeito diferente?”, colocou a Priscila.

 

A psicóloga trouxe alguns conceitos sobre o empreendedorismo, que consiste no ato de identificar oportunidades e alavancar mudanças, ou seja, o ato de empreender é um ato de transformação da ordem dominante. É possível dizer que o empreendedorismo é o ato de criar e utilizar inovações de forma a gerar novas oportunidades. O ato de empreender significa mudar as condições vigentes em um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras.

Ela também atentou para os cuidados que os alunos devem ter desde os primeiros períodos dentro da graduação. Escolher ser um profissional bem sucedido exige renúncia, postura assertiva e vontade de ser melhor. Outro alerta que a palestrante deixou foi o de que devemos praticar o autoconhecimento e conhecer nossas habilidades e competências, para então conquistar oportunidades profissionais.

“Meu objetivo nesse encontro foi informar e conscientizar os alunos de psicologia para que desenvolvam habilidades para transformar o conhecimento adquirido no curso em sucesso na carreira, sem esquecer o principal: oferecer um serviço ético, agregando valor na vida das pessoas e instituições. O psicólogo empreendedor busca a satisfação profissional (gostar do que faz, atingir resultados e ser bem-sucedido financeiramente) e isso requer foco, planejamento, disciplina e atitudes empreendedoras”, destaca Priscila.

​​Priscila Fireman é Psicóloga CRP 15/3494, possui Certificação Internacional de Coach Executivo e atua como consultora organizacional. Ela tem MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial, ambas pela FGV.

 

Compartilhe: