João Luiz Lima Larangeira Filho é aluno do 7º período do curso de Fisioterapia e apresentou o trabalho intitulado: “Adequação do controle postural de crianças com paralisia cerebral através da aplicabilidade do método Pilates”, uma revisão de literatura, sob a orientação dos professores Jaime Reis Galvão Júnior e Priscila Helena Vanin.
O trabalho surgiu através de uma conversa que João teve com sua antiga professora Priscilla Helena, pois ele queria ir ao Conific levando algum trabalho. O tema escolhido o interessava muito, pois ele está cursando a disciplina de saúde da criança, estando próximo de crianças com paralisia cerebral.
“Foi tudo muito bem pesquisado, onde despertou ainda mais meu interesse e com o total apoio da professora Priscila e do professor Jaime Galvão, tudo foi sendo construído com muita dedicação. Fiquei muito feliz e satisfeito com a aprovação do trabalho e mais feliz ainda por ter sido logo para esse congresso de grande porte. De inicio, ainda é um trabalho simples, mas que espero poder ampliá-lo ainda mais”, afirma o aluno João Luiz Lima.
“Para mim como Professor, antes de tudo é emocionante ajudar e ver um aluno conquistar um espaço de publicação em um Evento tão grandioso. Sei o quanto ele está feliz e entusiasmado. Essa é a nossa missão como docente: preparar o aluno para o mundo profissional, alcançando com isso, ares que muitas vezes ele nem espera, devemos recrutar ao máximo o potencial do estudante e ao alcança-lo, assistirmos o espetáculo de seu sucesso. Sendo estimulados, eles irão crescer e amadurecer no ambiente das pesquisas científicas e da área clínica. Sendo assim, a extensão universitária irá neste ponto tornar o aluno diferenciado no mercado de trabalho, iniciando sua trajetória forte desde a Graduação. Para que ao formar-se, seu nível Profissional o conduza para o sucesso”, afirma o professor orientador Jaime Reis.
“O curso de Fisioterapia estimula os alunos no desenvolvimento de pesquisas na área e, a participação no evento de cunho internacional possibilitará ao aluno a troca de conhecimentos, atualização e a experiência de apresentação de trabalhos, estimulando cada vez mais a pesquisa científica”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia Ana Luiza Exel.
O Evento
O evento foi projetado dentro de uma lógica de ensino extremamente moderna, com temática de vanguarda e contando com grandes nomes no mundo. Além de reunir fisioterapeutas, profissionais de saúde e acadêmicos para discutir os avanços científicos e políticos na área de atenção à Coluna Vertebral. O seu título fomenta a discussão da essência da funcionalidade como verdadeira característica da formação acadêmica e do exercício profissional na Fisioterapia, abrindo um espaço fabuloso para debates em todos os âmbitos, especialidades e ainda dentro do multiprofissionalismo.
O congresso será realizado num formato dinâmico com várias atividades científicas integradas com 40 h/aula de atividades efetivas presenciais. Serão 30 palestras e 8 workshops. Vários palestrantes com reconhecimento nacional e internacional estarão engrandecendo o Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna nos 03 dias de evento. Uma feira de exposições e negócios (Expofisio Coluna) será montada com o objetivo de difundir as principais tecnologias, técnicas, cursos e outros elementos agregados ao desenvolvimento da saúde relacionados a Coluna Vertebral. O Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna tem a honra de receber no seu espaço, temas livres de todo o Brasil, enviados por profissionais e acadêmicos.