MENU

Aluno de Psicologia apresentou sua experiência de estágio no HGE

Victor Hugo Silva Martins faz estágio no HGE e levou para o hospital conhecimentos vistos em sala de aula

às 21h50
Compartilhe:

O estudante do curso de Psicologia da Unit Alagoas e estagiário no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), Victor Hugo Silva Martins, participou junto com as psicólogas da instituição de um momento de discussão sobre a atuação dos estagiários no local, na última quarta-feira (27). Na ocasião, o graduando apresentou para o grupo seus atendimentos e intervenções realizadas em seu percurso no estágio. 

Victor explica que durante a graduação na Unit Alagoas há a oportunidade de se aprofundar em diversos aspectos teóricos que permeiam a prática da psicologia tendo como objetivo subsidiar nossa atuação nos campos em que a psicologia se faz demasiadamente necessária. No hospital, ele buscou sobretudo auxiliar os pacientes em sua adaptação emocional em um contexto que inicialmente se apresenta como algo subversivo a seus ideais: o processo de adoecimento e/ou internação hospitalar.

“Durante minha prática pude constatar o quanto este processo de hospitalização gera um significativo sofrimento aos indivíduos ali presentes. Assim como, quanto o profissional da psicologia se torna relevante para intervir em tais situações, para possibilitar ao paciente a reflexão e manifestação de questões ligadas à doença, internação e tratamento, com o intuito de proporcionar a melhor elaboração da situação vivenciada, e assim adentrar na adaptação do seu atual estado”, comenta.

Durante o processo de atendimento, Victor aprendeu a importância da sua atuação no resgate dos indivíduos acidentados para que sua percepção sobre si seja ampliada, e ele se perceba como um ser completo (bio-psico-socio-espiritual) e não um ser adoecido.

“Para que nossas intervenções sejam efetivas dentro da nossa atuação, passamos por momentos que nos proporcionam adquirir maior conhecimento para nossas práticas, dentre eles estão a supervisão dos professores e preceptores dos campos que atuamos, além de espaços de discussão proporcionados pelo setor de psicologia do HGE, no qual, compartilhamos a partir de estudos de caso a correlação entre teoria e prática, sendo um espaço necessário para nosso desenvolvimento enquanto profissionais” explicou o estudante que viu a experiência como fundamental para o seu amadurecimento profissional. “A partir do estágio sinto-me preparado para exercer essa ciência e profissão linda e necessária que é a psicologia”, finaliza. 

Compartilhe: