A residência médica é o momento após a graduação, onde o profissional da saúde tem a oportunidade de aprimorar os conhecimentos obtidos durante o período de faculdade, sendo considerado assim uma especialização onde os alunos, agora pós-graduandos, realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.
Nosso aluno Willian Neri, do curso de Medicina, foi um dos aprovados na residência médica de cardiologia do instituto do coração (INCOR) da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), e conta como aconteceu todo o processo seletivo e quais são suas expectativas para essa nova etapa.
“Todo o processo seletivo ocorreu após a formação. Estou extremamente animado para começar a residência de cardiologia, finalmente poder atuar na área que tanto desejava e numa instituição exemplar. Essa semana conhecemos o hospital e já temos as divisões de cada estágio, o hospital possui muito recurso disponível para auxiliar no tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Willian
Além disso, o aluno também contou que durante a graduação, ele possuiu muito apoio no que diz respeito à área de pesquisa e aprendizagem.
“Durante a graduação tive muito apoio de diversos professores da Unit Alagoas, sempre atenciosos e estimulando que procurássemos aprimorar nossos conhecimentos, habilidade práticas nas provas de OSCE, nos centros de simulação e durante o internato. Com todo esse estímulo busquei cada vez mais me desafiar quanto aos estudos tanto durante a graduação como após formado”, concluiu.