MENU

Aluno de Fisioterapia ganhou bolsa para pesquisar sobre doença de Huntington

Valmir Júnior foi um dos estudantes selecionados para o ciclo 2021-2022 do Probic. A doença de huntington, acomete o sistema nervoso

às 17h56
O aluno Valmir Júnior e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Luiza
O aluno Valmir Júnior e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Luiza
Valmir Júnior
Compartilhe:

O estudante do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, Valmir Júnior, é um dos bolsistas aprovados pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) da instituição para o ciclo 2021-2022 com o projeto “Avaliação da Capacidade Funcional em indivíduos com Doença de Huntington no município com maior prevalência no Brasil”. O projeto é coordenado pelos professores Adeline Menezes e Cesário Souza, e conta com a colaboração da também discente Marya Fernanda.

Membro da Associação Brasil de Huntington (ABH) Jovem, Valmir buscará avaliar a capacidade funcional e o grau de dependência de indivíduos com a Doença de Huntington na cidade de Feira Grande, em Alagoas. O interesse pelo tema e pela pesquisa iniciou quando o estudante era aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). “Fizemos uma levantamento epidemiológico da doença em Feira Grande. Inclusive, a pesquisa e o tema me guiaram na escolha da minha profissão. Na Unit, esta é a minha segunda Iniciação Científica estudando a doença que, em Alagoas, tem a maior prevalência no Brasil”, explica.

De acordo com Valmir, foi produzindo conhecimento, ainda no ensino médio, que ele descobriu que pode contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade. “Estudo uma doença rara e o meu objetivo principal com minhas pesquisas é dar visibilidade e chamar atenção para as necessidades das famílias que convivem com a doença de Huntington”, continua.

Certo de seguir carreira acadêmica, o jovem vê a pesquisa científica na graduação como a porta de entrada. “Através dela, encontrei uma excelente oportunidade para aprender mais, conhecer novos horizontes, enriquecer minha prática clínica… tudo isso com as minhas melhores referências dentro da universidade, que são os meus orientadores”, finaliza.

DOENÇA DE HUNTINGTON (DH)

A Doença de Huntington (DH) é uma afecção heredodegenerativa (isto é, herdada geneticamente e progressiva) do sistema nervoso central, cujos sintomas são causados pela perda marcante de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base. Esse dano no cérebro afeta as capacidades motoras, cognitivas e psiquiátricas.

Compartilhe: