A reportagem do aluno Pedro levou o tema “Por um triz: Vigilantes enfrentam perigos para proteger patrimônios”, uma escolha que não foi por acaso. Dentre tantas pautas e assuntos para abordar, em um belo dia a editora-chefe do estágio que ele trabalha falou sobre o trabalho dos vigilantes, que era um trabalho árduo e que não tinha o devido reconhecimento. Foi ai que uma luz acendeu na mente do estudante e ele decidiu fazer a pauta sobre a categoria.
A produção foi tão corrida que ela foi finalizada um dia antes do encerramento das inscrições para o Prêmio Braskem de Jornalismo. Pedro recebeu auxilio da Editora-Chefe, família e professores da Unit.
“A emoção é algo sem igual, não consigo descrever. Eu fiquei meio nervoso, mas sabia que estava tomando posse de algo que alvejava há tempos. Sempre quis concorrer um prêmio e consegui. Então, no momento em que fui anunciado, só pude dizer. ‘Jesus obrigado’. Não tive palavras, só fiz agradecer a quem me apoiou e a Deus”, confessa Pedro.
Dica do Premiado
“A dica que eu posso dar é que não desista. Ache uma pauta, planeje, apure bem (muita apuração, o máximo que puder explorar), e desenvolva a reportagem. Estude a construção das reportagens, procure mostrar um lado que as pessoas não conhecem. Um fato novo e apresentar um diferencial. Todo tipo de informação é bem vinda durante uma apuração, isso é fundamental. E acima de tudo, ter fé e humildade para conquistar os objetivos”, destaca Pedro.
O Prêmio
A solenidade de entrega dos troféus do Prêmio Braskem de Jornalismo ocorre há três anos e a realização dele é uma parceria da Braskem, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho.
Premiar trabalhos jornalísticos que tenham como tema Saúde e Segurança no Trabalho – SST e práticas empresarias, que despertem para a importância da qualidade do ambiente de trabalho, na prevenção de acidentes, na preservação da vida dos trabalhadores, assim como na ampliação da qualidade das condições físicas e humanas dos ambientes e locais de trabalho das empresas alagoanas, sejam elas indústrias, comerciais, agrícolas ou de serviços. Estão incluídos neste escopo tanto empresas públicas como privadas.
“Uma das nossas missões acadêmicas é fazer com que nosso aluno tenha condições de alinhar as atividades teóricas com a prática. Um prêmio com essa importância é, além de ótima oportunidade para revelar talentos e reconhecer a capacidade dos discentes, uma forma de fomentar o desenvolvimento desses alunos e de suas habilidades. Ficamos felizes e cheios de orgulho com a conquista do Pedro. Que venham os próximos”, afirma a coordenadora dos cursos de comunicação Valná Dantas.
Confira a matéria do Pedro na íntegra aqui.