As alunas Elizabete Patriota e Lídia Vasconcelos, do programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unit Alagoas, integraram a programação da Roda de Conversa “O que é pobreza menstrual? E o que podemos fazer?” realizada pelo Youtube nesta última quarta-feira (17). O evento foi resultado do projeto “A Face Feminina da Pobreza”, uma atividade da disciplina Seminários Temáticos, comum ao mestrado e doutorado do programa e ministrada pela professora Drª Daniela Kabengele.
A proposta dada pela disciplina foi desenvolver uma atividade de impacto na sociedade civil, sob o contexto da educação básica e do atendimento de grupos vulneráveis.
Lídia comenta que a roda de conversa teve como objetivo discutir a pobreza e dignidade menstrual sob o aspecto do direito a saúde e dos direitos menstruais. “É preciso diminuir o preconceito em torno da menstruação, quebrar o tabu. Não falar sobre a menstruação já é um jeito de falar sobre ela”, comenta.
A roda foi feita composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam na Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal): assistente social, médica, psicóloga e uma advogada, para que fosse discutida a temática pobreza e dignidade menstrual, bem como propor a institucionalização da política de distribuição de absorvente íntimo como elemento constitutivo da política de assistência às alunas daquela Instituição.