MENU

Alunas do projeto PENSE discutem a temática Suicídio em escola de Maceió


às 18h08
Constantemente somos surpreendidos por especulações e notícias de jovens que tentaram suicídio, e quanto mais tempo passa, maior é o número deste acontecimento, perdendo apenas para a quantidade de acidentes relacionados a transito entre os jovens de 15 a 29 anos, segundo o relatório divulgado no dia 9 de setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Compartilhe:

Os alunos dos cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, sob tutoria do Prof.º Marcos Leonardo Farias Correia, integrantes do projeto P.E.N.S.E e da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMEP – Unit/AL), realizaram uma visita ao colégio Estadual Moreira e Silva para explicar o conceito de comportamento suicida.

A dinâmica utilizada pelo grupo se deu através da promoção de uma discussão sobre o comportamento suicida que aborda sua definição, fatores de risco, fatores de proteção, sinais de alerta para risco iminente, orientação sobre como ajudar uma pessoa em risco e onde procurar ajuda.

Durante a ação, os alunos são encorajados a participar ativamente desde respondendo a questionamentos levantados pelas acadêmicas até esclarecimento de dúvidas pessoais. Ao final da atividade, ainda, as acadêmicas se disponibilizam a responder quaisquer dúvidas pertinentes, que necessitem de atenção mais pessoal.

Segundo Camila Honorato, vice presidente da liga LASMEP, o P.E.N.S.E se propõe não apenas a educar sobre o suicídio entre jovens, mas também a desmistificar a saúde mental e normalizar a procura por ajuda. “Sabemos que a adolescência por si só é um período muito difícil, cheio de transformações físicas, psicológicas e sociais. Precisamos conversar sobre o suicídio com esses jovens, pois a educação é o primeiro passo para que possamos atuar na identificação de adolescentes em risco e estimular esses alunos a procurar ajuda qualificada”.

“Além disso, ainda vivemos em uma sociedade onde a Psicofobia é muito comum e as pessoas possuem muito receio de procurar os serviços de saúde mental. Portanto, o P.E.N.S.E se propõe não apenas a educar sobre o suicídio entre jovens, mas também a desmistificar a saúde mental e normalizar a procura por ajuda”, conclui.

PENSE

O Projeto de Extensão Não ao Suicídio nas Escolas (P.E.N.S.E) é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMEP) da Unit AL e tem como objetivo primário a prevenção do suicídio entre adolescentes através da educação sobre o que é o comportamento suicida; a população mais afetada pelo suicídio; os fatores de risco e proteção; e como ajudar uma pessoa que está pensando em cometer o ato suicida.

As atividades do grupo acontecem quinzenalmente mediante agendamento prévio com a escola. As atividades do projeto ocorrem às quartas-feiras no período da manhã, mas em 2020 as ações serão estendidas para o horário vespertino também.

Para agendar uma visita do P.E.N.S.E em sua escola basta enviar e-mail para pense.unital@gmail.com com as seguintes informações: nome da escola; endereço; local e material disponível para a apresentação; público-alvo (número de alunos e faixa etária); e  telefone de contato do responsável.

Após receber o e-mail, um representante do P.E.N.S.E irá entrar em contato com o responsável em até 5 dias úteis para definir a data e horário da visita.

SELEÇÃO

O P.E.N.S.E irá selecionar novos integrantes para as ações em fevereiro de 2020. Informações sobre o edital e como se inscrever serão disponibilizadas nas redes sociais da LASMEP (@lasmepunit) e do P.E.N.S.E (@pense.unital).

Compartilhe: