MENU

Alunas de Medicina tem artigo publicado em livro

Produção foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Amanda e Ísis do curso de Medicina

às 11h28
Close up of a cute pregnant belly
Close up of a cute pregnant belly
Compartilhe:

As acadêmicas de Medicina da Unit Alagoas Amanda Maia Barbosa Leahy e Isis Numeriano de Sá Andrade tiveram um artigo publicado no livro “Medicina: aspectos epidemiológicos, clínicos e estratégicos de tratamento”. A publicação intitulada “Estudo epidemiológico de casos em gestantes com trombose venosa profunda e/ou tromboflebite superficial em maternidade de alto risco de Maceió-AL” foi o trabalho de conclusão de curso das alunas e teve orientação dos docentes Ernann Tenório de Albuquerque Filho e Graciliano Ramos Alencar do Nascimento.

O estudo se deu a partir da avaliação clínica das gestantes, incluindo a identificação dos fatores de risco e os exames de imagem que contribuem para uma conduta cada vez mais precoce e efetiva contra as possíveis complicações, pois a trombose venosa profunda (TVP) e a tromboflebite superficial (TS) representam importantes causas de morbimortalidade materna.

De acordo com o docente Ernann, o TCC tem um enfoque de mais seriedade porque são avaliados o comprometimento do aluno e do orientador frente a uma situação da conclusão do curso e sua publicação faz com que ele se torne conhecido. “A publicação se torna mais relevante principalmente entre um grupo de especialistas, então isso faz com que o trabalho traga algumas novidades em torno de aprendizado ao mesmo tempo que enaltece a pesquisa dos orientandos, do orientador e da instituição”, explica.

Para ter acesso ao artigo completo acesse aqui.

Compartilhe: