MENU

Alunas de Medicina realizam ação social em USF

As docentes palestraram, sortearam brindes e mostraram a importância de cuidar da saúde às usuárias da unidade

às 20h25
Com o objetivo de explorar as consequências da Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) não tratadas, estudantes do segundo período de medicina do Centro Universitário Tiradentes – Unit, realizaram uma ação social para estimular o cuidado diário da família das usuárias da Unidade de Saúde da Família – USF Vereador Sérgio Quintela, no bairro da Santa Lúcia.
Compartilhe:

O trabalho desenvolvido pelas alunas iniciou com a aferição da pressão arterial e a verificação da glicose capilar, em que foi percebido a incidência de DM e HAS. Assim, foram destacados dois dos principais agravos dessas doenças: o pé diabético e as placas de ateroma. Foi mostrado às pacientes, pinturas corporais criadas pelo grupo com o intuito de chamar a atenção do público para os devidos cuidados e não deixar que as complicações chegassem a tal ponto.

Na oportunidade, as acadêmicas também sortearam brindes e entregaram calendários personalizados para uma recordação futura do momento vivido e, principalmente, para estimular o cuidado diário da saúde. Além desse momento, semanalmente os profissionais de educação física pertencentes ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF dão aulas de atividades físicas para o grupo contemplado com a atividade, complementando o trabalho dos futuros médicos.

A iniciativa teve uma importante função social, já que o momento foi uma experiência única de troca de conhecimento com os membros da comunidade, sendo estes os agentes ativos e próprio público alvo da ação. Esse contato também contribui para a formação dos futuros profissionais médicos ao se aproximaram da comunidade, motivando-os a formação humanizada diante de uma atuação direta na realidade social.

Compartilhe: