O artigo entitulado “The Cryosurgery With Refrigerant gas as Therapeutic Option For The Treatment Of Leukoplakia: Case Report”, é um relato de caso de uma criocirurgia com gás refrigerante propano e butano, como uma opção terapêutica para tratamento de leucoplasia em linguá. A criocirurgia é uma modalidade terapêutica que consiste na destruição celular através da aplicação local de baixas temperaturas. Por ser eficaz, simples e de fácil aplicação, este método tem sido amplamente empregado na área odontológica. Técnica essa realizada em um paciente de 65 anos e a um ano de acompanhamento ele não apresentou nenhuma complicação.
Uma das dificuldades na construção do artigo, colocadas pela aluna Bruna, foi escrever e pesquisar palavras técnicas em Inglês, mesmo ela tenho conhecimento da língua inglesa, ainda era necessário ter um conhecimento cientifico para construir um artigo dentro dos padrões de outra cultura e com as exigências da revista, de forma que eles entendessem claramente o que ela queria passar.
“Fiquei muito feliz com a aprovação, foi um sonho realizado e não imaginava que o artigo poderia ser publicado em uma revista tão grande com uma ótima qualificação. Sinto uma gratidão enorme a Deus e pelos colegas que também participaram do artigo, pois todos trabalharam duro e levaram com muita seriedade. O professor Pedro Thalles da Unit, que também esta no artigo sempre acreditou que seria possível essa publicação. Então me sinto grata a instituição por me proporcionar professores tão capacitados a ponto de permitir conquistas na minha vida acadêmica”, coloca Bruna.
“Com o resultado apresentado em nosso trabalho, esperamos que as cirurgias para tratamento das lesões orais sejam mais rápidas, eficazes e que tragam menos morbidades aos pacientes. Vale ressaltar que esse é o primeiro caso publicado na literatura onde se utiliza o gás refrigerante com a finalidade terapêutica em odontologia. A Bruna é uma aluna muito dedicada e participou de forma ativa na elaboração do trabalho, fiz questão que ela sentisse na pele as dificuldades de todas as etapas da publicação, desde o levantamento bibliográfico até o último contato com os editores da revista. Esta experiência é de grande valia para a vida profissional dela, pois além de enriquecer seu currículo, acredito que ela entendeu o verdadeiro significado de um estudo científico”, afirma o professor orientador Pedro Thalles Nogueira.