MENU

Aluna de Odontologia integra equipe da SAMU no Carnaval de Salvador


às 14h34
Carnaval também é momento de colocar em prática o que se aprende em sala de sala e a aluna do curso de Odontologia Mariana Lins participou de um estágio no serviço de Buco-Maxilo-Facial do SAMU, durante o carnaval de Salvador.
Compartilhe:

Os grandes eventos populares como o Carnaval, que mobilizam um grande volume de pessoas, requerem um cuidado especial dos setores de saúde. Uma simples queda na rua ou mesmo um acidente de carro pode provocar lesões no rosto que precisam de atendimento imediato. Em muitos casos, se uma intervenção não for realizada em 30 minutos após o acidente fica muito difícil recuperar os dentes da pessoa que tenha sofrido um trauma na face.

Durante o carnaval vários postos avançados de atendimento são montados ao longo dos circuitos para realizar os atendimentos de pequeno e médio porte, como suturas e reduções incruentas de algumas fraturas. Apenas os casos mais graves são direcionados ao Hospital Geral do Estado.

Várias unidades de saúde foram instaladas em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval de Salvador com a finalidade de garantir agilidade no socorro e otimização do atendimento.

“Aliar a teoria com a prática é a melhor forma de aprender, pois nós conseguimos assimilar melhor o conhecimento e de fato executá-lo. Nós estamos sempre incentivando nossos alunos a participarem de diversas atividades internas e externas tanto na nossa Instituição como também extracurriculares, pois essas atividades sempre são positivas para a formação dos estudantes visto que a vivência em outra realidade e a troca de experiências com todos os envolvidos transcende e fortalece o que é trabalhado em sala de aula”, afirma a coordenadora do curso de odontologia Raphaela Farias.

“Eu pude atuar em dois plantões em postos médicos montados e equipados para o carnaval, cada plantão durava 12 horas, das 19h ás 7h e atendíamos inicialmente os pacientes para desafogar os hospitais. Participar do internato de carnaval em Salvador foi uma experiência maravilhosa e produtiva. Tive a oportunidade de aprimorar meu conhecimento, acompanhar casos fora do meu cotidiano acadêmico, aprender com profissionais renomados e excelentes – dos quais serei sempre grata – e fazer amigos. É uma experiência que indico a todos”, destaca Mariana.

Compartilhe: