MENU

Aluna de Medicina tem projeto de pesquisa aprovado em Congresso Brasileiro de Anatomia

Bibiana Onuki foi orientada pela Profª. Ana Carolina Pastl e desenvolveu o trabalho sobre sequelas funcionais e anatômicas pós procedimento de cirurgia de cabeça e pescoço

às 18h31
Compartilhe:

A estudante Bibiana Onuki, do curso de Medicina da Unit Alagoas, teve seu trabalho sobre “Sequelas funcionais e anatômicas pós procedimento de cirurgia de cabeça e pescoço” aprovado para publicação e apresentação oral no XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia. 

Orientada pela Profª Ana Carolina Pastl, o trabalho é fruto de pesquisas realizadas em conjunto com o Grupo de Estudo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, ao qual o grupo obteve 100% de aprovação com os trabalhos submetidos. E, ao final, a aluna terá sua pesquisa publicada na revista “O anatomista”. 

“Fiquei muito orgulhosa do trabalho construído para o XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia. Ao final, meu trabalho será publicado na revista O Anatomista, que é muito importante para o currículo lattes do aluno. Agora o foco são novos congressos e novas apresentações, buscar enriquecer ainda mais o conhecimento, ampliar o networking e melhorar cada vez mais o currículo”, frisou. 

Entenda sobre a pesquisa 

O câncer de cabeça e pescoço trata-se de uma das neoplasias mais incidentes da atualidade, apresentando considerável taxa de mortalidade e sobrevida dos pacientes. O tratamento cirúrgico é o mais indicado, porém, pode levar à complicações pós-operatórias e à sequelas musculoesqueléticas, afetando dessa forma a funcionalidade e a autoimagem do paciente acometido. O objetivo da pesquisa foi conhecer as principais alterações funcionais e anatômicas decorrentes de procedimento cirúrgico de cabeça e pescoço através da revisão de literatura, com recorte temporal entre 2019 a 2022 nas bases de dados PUBMED e BVS.

Compartilhe: