MENU

Aluna de Medicina participa de curso nos EUA

Alyne Suellen Silva Pedrosa aprendeu e colocou em prática conhecimentos em Anatomia

às 18h41
Enquanto boa parte dos alunos aproveita o tempo livre de férias para descansar e se desvincular um pouco dos estudos, a estudante Alyne Pedrosa usou parte do último recesso de dezembro para aprender mais. Durante cinco dias ela teve a oportunidade de atuar no “IV Seminário de Anatomia Clínica e Técnicas Cirúrgicas em Cadáver Fresco”.
Compartilhe:

O curso é realizado em cadáver fresco, ou seja, sem adição de formol. Assim, os tecidos ficam muito semelhantes aos de uma pessoa viva, sendo esse o diferencial do curso, já que no Brasil não é permitido dissecar cadáver fresco. A Anatomy GPS é aberta para acadêmicos e também para profissionais da área da saúde que tenham anatomia na grade curricular, ministrando as aulas teóricas e práticas totalmente em português.

Alyne diz que ficou muito satisfeita com a estrutura e organização do seminário e que se sentiu “como se estivesse em uma cirurgia”, além de ter contribuído demasiadamente para a vida acadêmica e vida profissional futuramente. A parte prática do curso foi realizada em Tampa Bay, na Flórida, no Center for Advanced Medical Learning and Simulation (CAMLS). Já a parte teórica, aconteceu em Orlando. Ela conta em detalhes como foi a experiência.

“Primeiro, nós obtivemos o conhecimento através das aulas teóricas e dinâmica em grupo para discussão de casos clínicos. Depois, os professores nos ensinaram as técnicas para dissecar, os tipos de sutura, lavagem das mãos, paramentação; foi onde adquirimos habilidades. Em seguida, foi o nosso momento de aplicar tudo isso (atitude), ou seja, nós dissecamos, treinamos em simuladores de videolaparoscopia – também aprendemos e aplicamos as técnicas da videolaparoscopia no cadáver –, suturas, intubação, entre outras. E, no último dia de curso aprendemos técnicas de urgência e emergência. Nos dividimos em grupos e tivemos aulas teóricas, cada grupo recebeu um caso clínico e tentamos chegar a resolução dele (inclusive meu grupo foi o vencedor e cada um ganhou como premiação um estetoscópio)”, conta Alyne.

A prática de discutir os casos clínicos, somada à abordagem de dissecar desde a pele até os músculos e vasos mais profundos, contribui bastante para o raciocínio clínico.

Próxima edição

As inscrições para o V Seminário de Anatomia Clínica já estão abertas e as vagas para o primeiro lote estão acabando. O curso ocorrerá de 16 a 20 de dezembro de 2018 em Orlando, Flórida.

Aos que tem interesse em passar por essa experiência e ainda trazer dois certificados internacionais, Alyne é Embaixadora do Curso Anatomy GPS. Ela organiza grupos de alunos que pretendem participar do curso e disponibiliza cupom de desconto para os alunos que fecham a compra com ela.

Contatos
Telefone: (82) 99662-7800
E-mails: alyne_suellen@hotmail.com ou pedrosalyne@gmail.com.

Compartilhe: