MENU

Aluna da Unit tem artigo publicado na revista Interfaces Científicas


às 19h01
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita no tripé da excelência da educação composto pela pesquisa, ensino e extensão e fomenta a prática científica de toda a comunidade acadêmica. O professor Dr. Paulo Imbuzeiro e a aluna Jacqueline Laurindo desenvolveram um artigo que foi publicado em um periódico científico indexado e com pontuação Qualis B2.
Compartilhe:

A produção científica trata-se de um estudo de marketing experiencial que analisa os processos subjacentes à tomada de decisão de compra do consumidor. Esse estudo empírico foi desenvolvido em uma rede de Supermercado de Maceió com a participação de 450 clientes e obedeceu um rigor estatístico admitido pela literatura e contempla também análises sofisticadas da estatística.

A pesquisa realizada foi do tipo survey, que visou identificar os níveis de satisfação por meio de entrevistas pessoais com a aplicação do método Net Promoter Score (NPS). Foi escolhido um supermercado da parte alta da capital (Supermercado A – “SA”) e outro na parte baixa e área nobre da cidade (Supermercado B – “SB”).

Os entrevistados foram abordados no momento da compra, com um público representativo e estratificado por unidade, dia, horário e gênero. O resultado permitiu classificar os consumidores como promotores, detratores e passivos. Identificando também consumidores agrupados em clusters relacionados aos atributos de custos e benefícios, assim como, a relação da proximidade e conveniência como principal atributo na escolha do consumidor, sendo, portanto, a lealdade como resultado de uma experiência de consumo positiva.

“Desenvolver métodos práticos talvez seja uma das contribuições mais ricas que podemos oferecer ao mercado. Os modelos/métodos/soluções construídos podem facilitar a elaboração de ações, direcioná-las e facilitar a sua implementação e controle nas organizações. Ter um método pode fazer a diferença na performance de uma empresa, mas muitos não sabem que quando um método é construído, o próximo passo é testá-lo quantas vezes for possível para blindá-lo” ressalta o professor Paulo Imbuzeiro.

A discente Jackeline Laurindo também teve uma grande contribuição no processo de iniciação científica (PROBIC) da UNIT. Ela conseguiu cumprir seus objetivos e superou as expectativas ao conseguir uma publicação em um período científico indexado e com pontuação Qualis B2.

“Todo o processo da pesquisa foi bem desafiador por que, este estudo permitiu o impulso na minha carreira acadêmica e profissional. Onde junto com o Prof. Paulo Imbuzeiro obtive a oportunidade em buscar algo inovador, pesquisando, entendendo, aplicando, reaplicando e criando soluções. Com isso adquiri bagagem de conhecimento, visão mais ampla do que existe de mais atual na linha de pesquisa na qual eu desejo seguir.  Recomendo à todos os alunos que aproveitem as oportunidades da iniciação científica que a Unit oferece e estejam dispostos a apreender e enfrentar novos desafios” ressalta a aluna Jackeline Laurindo.

Confira o artigo aqui https://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/article/view/2344.

Compartilhe: