MENU

Aluna apresenta primeiro TCC do curso de Engenharia de Petróleo

Estão se formando neste semestre os primeiros engenheiros de petróleo do curso

às 18h17
A estudante Cinthia Motta defendeu na tarde da quarta-feira, o primeiro trabalho de conclusão de curso de Engenharia de Petróleo. A pesquisa “Estudo da Viabilidade Econômica de um Campo Maduro da Bacia do Recôncavo” teve como principal objetivo realizar o estudo da viabilidade técnico econômica de um campo de petróleo que já produziu por muitos anos e foi abandonado devido a sua baixa produção, por isso chamado de campo maduro, localizado na Bahia.
Compartilhe:

Com a orientação do Professor Me. Marcos Antônio Costa Junior, a intenção do trabalho foi demonstrar se a aquisição deste campo para recolocá-lo em produção era viável economicamente, tendo um equilíbrio entres despesas e receitas para gerar lucro ao investidor. O trabalho realizado pode ser utilizado em outros campos semelhantes a este, como os que temos na Bacia Sergipe-Alagoas, proporcionando assim apoio na decisão de investidores do ramo.

Ela conta que se sente muito orgulhosa, pois mesmo com todas as dificuldades que a graduação apresenta, conseguiu atingir a meta que é estar formada. Além disso, ela acrescenta que sem a ajuda dos professores, a pesquisa não teria sido viabilizada, já que ao longo dela, surgiram dúvidas que eles solucionaram com muita competência.

“Além do meu orientador, Professor Me. Marcos Antônio Costa Junior, eu tenho muito a agradecer ao Professor Dr. Ernesto Vargas Bautista, que com toda sua experiência na indústria do petróleo fez com que eu enxergasse a relevância do tema. E agradecer também aos professores Ismar Macário Pinto Junior, Jaceguai Soares da Silva e Adriana de Lima Mendonça por todas as vezes que me incentivaram e apoiaram durante esta empreitada”, diz Cinthia.

Compartilhe: