“Coma comida de verdade”, parece fala de avó, mas a frase é contemporânea, científica e o resumo de todos os conselhos apontados pelas nutricionistas e doutorandas em Ciências da Saúde, Raphaela Costa e Samara Bomfim, na Live Tiradentes ‘Nutrição e Imunidade’, realizada na terça-feira passada.
A conversa virtual aberta para estudantes, profissionais e público em geral apresentou respostas para inquietações crescentes nesses tempos de pandemia. “Como manter minha imunidade alta?”; “Como garantir acesso a todas as vitaminas por meio da alimentação?; “Própolis vermelha ajuda a aumentar a imunidade?”; “Devo fazer suplementação de Zinco?”; “Inhame crú ajuda a fortalecer a imunidade?”. Essas foram algumas das perguntas respondidas pelas profissionais e você pode acessar o conteúdo completo clicando neste link.
Para quem prefere as dicas listadas e comentadas por escrito, a dica é seguir a leitura aqui mesmo. O conselho sobre comer comida de verdade foi apenas o resumo de toda a apresentação feita pela especialista convidada para a conversa, Samara Bomfim. Ela explicou e exemplificou diversas situações envolvendo erros e acertos na alimentação, com foco especial no fortalecimento do sistema imunológico.
Nutrição e Imunidade
A relação entre nutrição e imunidade é enorme, segundo a palestrante. “Para manter em bom funcionamento o sistema imunológico e em alta a produção de anticorpos o corpo precisa ser nutrido com alimentos que contribuam com a multiplicação das células de defesa e na composição da barreira epitelial”, explicou.
Samara Bomfim reforçou que a principal barreira contra organismos estranhos ao nosso corpo é o muco, mas a segunda é composta pelas células epiteliais do estômago.
“Ter um sistema digestivo e intestinal funcionando bem é sinal de que nosso imunológico está bem também”, concordou a professora Raphaela Costa, responsável pela mediação do bate-papo virtual. Ela pediu que a colega nutricionista apresentasse os tipos de alimentos mais adequados para manter esses sistemas em plenitude.
“A ingestão de alimentos ricos em substâncias antioxidantes é fundamental. As vitaminas A, C e E ajudam a manter a estabilidade das células, enquanto minerais como Zinco, Selênio e Manganês colaboram com a estrutura de importantes enzimas também antioxidantes”, explicou. Ela lembrou que a suplementação com fórmulas farmacêuticas desses nutrientes deve ser analisada de forma individualizada. “Só devemos investir nos suplementos se eles forem realmente necessários”, disse.
A nutricionista listou alguns alimentos importantes para manutenção de um corpo saudável. Eis algumas dicas:
- Vitamina C – está nas frutas cítricas como acerola, caju, limão e laranja, além de em vegetais como o brócolis, o pimentão e o espinafre;
- Vitamina E – encontrada nos óleos vegetais como o de soja, milho e o azeite de oliva; também presente nas sementes oleaginosas como as castanhas e as nozes, estas ricas também em Zinco, Selênio e Magnésio;
- A carne vermelha e os crustáceos são excelentes fontes de Zinco;
- Ômega 3 – está presente principalmente em peixes como a sardinha, atum e cavala; pode ser consumido também por meio das sementes de chia e linhaça.
Os famosinhos da quarentena
Raphaela Costa trouxe ao debate a eficácia da própolis vermelha e suas indicações.
Segundo Samara Bomfim, já existe comprovação científica sobre a rica presença de polifenóis na própolis vermelha, o que faz dela um importante anti-inflamatório.
A nutricionista falou também sobre a disseminação dos ‘shots da imunidade’. “São receitinhas à base de sucos de frutas cítricas ou sucos verdes acrescidos de própolis, gengibre e cúrcuma comprida”, contou e concordou que a composição é rica. Ela, todavia, chama a atenção para o fato de que não há milagres na hora de nutrir o corpo: “Não adianta tomar suco ou ‘shot enriquecido’ e não ter uma alimentação saudável o resto do dia. Essas receitas não vão blindar o indivíduo”.
A mediadora Raphaela Costa concluiu em acordo com a colega que um corpo saudável é fruto de um conjunto de fatores. “Dentre eles, podemos destacar a manutenção de uma alimentação saudável, a prática de exercício e o sono regular”, comentou.
Ambas foram uníssonas no atesto de que não existe uma fórmula mágica para saúde. “Coma comida de verdade, consuma o mínimo de processados e industrializados, invista nos alimentos in natura, nas folhas, frutas, sementes e vegetais. Cuidem do intestino de vocês e mantenham a Vitamina D em dia”, resumiram.
Lembre-se, para rever essa e outras Lives Tiradentes, acesse o canal da Unit Alagoas no YouTube.
Por Clarissa Veiga – Algo Mais Consultoria e Assessoria