MENU

Alergia e intolerância alimentar: qual diferença?

A principal diferença e a mais preocupante, é que a alergia pode ocasionar até mesmo a morte

às 19h20
Compartilhe:

Nos últimos anos, uma das preocupações da sociedade médica é sobre as questões alimentares e como ela pode influenciar diretamente na saúde de nosso corpo. Uma das questões apontadas foi sobre a alergia e intolerância alimentar. Mas quais são as principais diferenças entre as duas e porque é importante ficar atento aos sinais?

A alergia alimentar diz respeito à reação imunológica que nosso corpo produz quando entra em contato com um determinado alimento, essa reação é considerada tóxica (o contrário da intolerância e imunomediadas) de quando o corpo detecta um organismo invasor e produz anticorpos. Quando ocorre uma situação alérgica, os sintomas são mais agressivos, como: erupções na pele, coceira, inchaço, diarréia, sangramento intestinal e até mesmo dificuldades para respirar. Além de que, nestas situações o corpo pode ser afetado de várias formas, podendo chegar até mesmo em um choque anafilático, que pode levar à morte. 

Já a intolerância alimentar diz respeito a uma reação não tóxica do organismo, onde o corpo apresenta a ausência de uma enzima adequada para o processo digestivo de um certo nutriente. Ou seja, nesta situação o corpo possui dificuldades na hora da digestão de um determinado alimento ou nutriente, e em via de regra, o corpo corresponde a essa ação com sintomas como: diarreia, náuseas e gases. 

Pessoas com síndrome do intestino irritável, doença celíaca ou hipersensíveis a aditivos alimentares também apresentam intolerâncias alimentares.

A principal resposta entre intolerância e alergia alimentar é a resposta que nosso corpo dá nestas situações, por isso é importante saber como identificar e assim, tratar de maneira eficiente, o que geralmente  acontece  de maneira multidisciplinar com médicos e nutricionistas. 

Compartilhe: