MENU

Adoção em tempos de pandemia foi tema de evento

Realizado pela Mentoria de Direito e a LADCA, iniciativa promoveu reflexão entre os presentes

às 18h51
Compartilhe:

O curso de Direito da Unit Alagoas; pelo projeto de Mentoria, pela Liga Acadêmica de Direito da Criança e do Adolescente (LADCA) e pela coordenação, realizou o evento “Adoção em tempos de pandemia” no dia 22 de outubro de forma remota. O objetivo foi refletir sobre o instituto da adoção, quando da ocasião da pandemia pelo Direito Civil, com a contribuição da docente Ana Carolina Trindade, e das vivências práticas do dia a dia da juíza Fátima Piraua. 

João Victor Regis, graduando e mediador do evento, comentou que na oportunidade foi percebida a amplitude e a sensibilidade do tema, que deve ser tratado sempre à luz do melhor interesse da criança e do adolescente. “Sabendo das tantas dificuldades enfrentadas por todos ao longo da pandemia, são imensuráveis as enfrentadas pelas crianças”.

De acordo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Alagoas, a procura por crianças mais novas acaba atrasando o processo de adoção. Em 2019, Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu 189 adoções e no ano seguinte 156. Hoje, existem cerca de 478 crianças e adolescentes acolhidos em 29 instituições espalhadas pelo estado. Destas, 48 estão aptas para adoção e outras 12, apenas, estão em processo de adoção, apesar de haver 355 famílias habilitadas.

Compartilhe: