MENU

Acadêmicos de Enfermagem capricham na criatividade e desenvolvem produtos educativos

Materiais criados na disciplina Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica já estão a serviço do público ou aguardam uso em atividades de extensão

às 16h46
Jogo de tabuleiro 'Se toca' foi um dos produtos desenvolvidos pelos alunos
Jogo de tabuleiro 'Se toca' foi um dos produtos desenvolvidos pelos alunos
Compartilhe:

Atendendo a vertente educadora da Enfermagem, na prevenção de doenças e saúde preventiva, os acadêmicos do 5º período do curso de Enfermagem no Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) exercitaram a criatividade e o conhecimento de causa na construção de produtos educacionais. A ideia é atender ao público neste período de pandemia de coronavírus e fazer usos dos materiais de apoio também no projeto de extensão em que atuam.

A demanda partiu da disciplina Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, ministrada pela professora Luciana de Melo Mota, e buscou incrementar as aulas virtuais, aproveitando esse espaço como um produtor de estratégias diferentes e diferenciadas para educação em saúde e desenvolvimento.

O resultado pôde ser conferido na forma de jogos virtuais, bonecas estilizadas, vídeos, quizz (questionário), gibis, cartilhas, aplicativos, perfis em redes sociais para informação e mobilização, entre outros. Todos serão disponibilizados para os públicos-alvo, revelou a professora Luciana Mota, impressionada com a qualidade e criatividade dos alunos.

“Alguns, como os apps e os perfis no Instagram, já estão disponíveis. As atividades, como jogos e cartilhas, serão utilizadas nas ações de extensão, pois muitos alunos desenvolveram seus produtos para utilizar como recurso nos projetos em que estão envolvidos. Então conseguimos aliar o ensino, a pesquisa e a extensão nessa produção educativa”, explicou a professora.

Os critérios utilizados para avaliar cada produto foram: comunicação e interpretação oral; criatividade; capacidade de trabalhar em equipe; relevância e contribuição do produto para o público alvo.

O perfil no Instagram @doesanguecoronavirus e o vídeo sobre trabalhar a saúde mental durante a quarentena conversam muito com o momento atual que vivemos. Enquanto projetos como a boneca para mostrar o local de aplicação de insulina para pacientes de Diabetes Mellitus e a Caixa de Memórias para portadores de Alzheimer tratam de públicos de projetos mais específicos, realizados pelos discentes.

A criatividade de alunos e professora nesta construção chamou atenção e recolheu elogios também da Coordenação do curso na Unit/AL.

“Nós temos utilizado da melhor forma possível nosso ambiente virtual de aprendizagem. As aulas ao vivo poderiam nos limitar, mas temos desenvolvido diversas ações no curso e a professora Luciana utilizou essa questão dos produtos educacionais para que os alunos pensassem fora da caixa. Até para que fizessem a transição de não pensar exclusivamente no presencial, na volta deles à classe, e soubessem aproveitar melhor o espaço remoto enquanto produtor de estratégia de conteúdo. A professora Luciana e os alunos estão de parabéns”, afirmou Alba Bonfim, coordenadora do curso de Enfermagem.

Por Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: