MENU

Acadêmico de Medicina tem artigo publicado em livro

Convite se deu após apresentação do artigo científico no I Congresso Internacional de Saúde Única

às 20h20
Gabriel Lessa de Souza Maia
Compartilhe:

Gabriel Lessa de Souza Maia, aluno do 4º período do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), teve seu artigo transformado em um capítulo no segundo volume do livro “Saúde e Bem-Estar: Teorias e Práticas”, Vol. 02. Com o título “O resto é silêncio: o suicídio em Hamlet e sua importância para a psiquiatria” (Pág. 163 / Cap. 12), o trabalho faz uma conversação entre a literatura e a psiquiatria através da análise da obra “Hamlet”, de William Shakespeare. 

O tema é fruto da inquietação de Gabriel que, ao ler o livro, quis compreender melhor o contexto da obra. Escrito em co-autoria com a professora Ana Flávia Rodrigues Leão Melro, o artigo reflete assuntos abordados em “Hamlet”, como a ansiedade existencial, a depressão e o suicídio. “A arte reflete o drama humano e a literatura nos permite compreender e acessar emocionalmente todas as suas complexidades”, disse Gabriel. 

Ele considera que o artigo “caminha de mãos dadas” com a humanização porque vê o paciente como um ser complexo e completo. “É um convite a um livro que reflete a alma da humanidade”, continuou.

Convite

Após apresentar o resumo do artigo no I Congresso Internacional de Saúde Única, em julho do ano passado, Gabriel e a Profª Flávia receberam o convite da editora para que o artigo se transformasse em um capítulo do livro, publicado em setembro do mesmo ano. “Fiquei extasiado ao saber que o meu resumo havia sido selecionado. É uma felicidade incomensurável que me estimula a sempre produzir mais e a contribuir com a ciência. Ter o seu trabalho reconhecido por sua qualidade é sempre um regozijo a todas as horas gastas pesquisando e se dedicando à escrita”, ressaltou Gabriel.

Sobre a importância da pesquisa científica para a formação acadêmica, Gabriel disse ainda que a iniciação científica é imperativa para o sucesso acadêmico porque faz com que o conhecimento teórico que temos durante a graduação se materialize em novos fatos, em novas descobertas. E destacou o papel fundamental da faculdade na construção desse material: “A Unit forneceu todas as ferramentas e todos os meios para que atingisse esse objetivo acadêmico. Foi a instituição que forneceu bons professores, a formação técnica na construção de artigos científicos e fomentou esse ambiente de estímulo à produção científica. Eu acredito que sem esse incentivo da universidade não se teria resultado deste nível”. 

Para a professora Ana Flávia, atividades como a pesquisa científica “vão além dos muros da faculdade, é uma forma que os alunos têm de apresentar seus estudos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos na academia de uma forma ampla para toda a comunidade científica”.

Sobre os autores

Ana Flávia Rodrigues Leão Melro é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (1989). Especialista em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Especialista em Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas, pela Universidade Tiradentes. Mestranda em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Supervisora da Disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade do 1º ao 4º Período do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Professora Assistente da Disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade do 1º ao 4º Período, do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL. Assistente Social concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió/AL (2004), Como profissional, desenvolve atividades no Sistema Único de Saúde há 15 anos, tendo exercido alguns cargos de gestão, como: Coordenadora Geral de Distritos Sanitários de Maceió/AL e Diretora de Atenção à Saúde de Maceió/AL. Já desenvolveu atividade na Atenção Básica, integrando a equipe multidisciplinar do Núcleo de Assistência a Saúde da Família- NASF 6. Atualmente exerce atividades no Conselho Municipal de Saúde de Maceió, ocupando o cargo de Secretária Executiva.

Gabriel Lessa de Souza Maia é acadêmico do Curso Medicina no Centro Universitário Tiradentes – UNIT (2019.2-Atual). Membro da Academia Europeia de Neurologia e Coordenador de Extensão, Ensino e Pesquisa do Centro Acadêmico de Medicina “12 de Outubro” – CAMU (2020-Atual). Membro da Liga Acadêmica de Psicanálise da Unit (LAPSI), na Diretoria de Pesquisa. Participa de pesquisas nos ramos da estética filosófica, romantismo alemão, música de câmara austríaca, mitologia greco-romana e suas correlações com a neurologia, psiquiatria e psicanálise.

Por Adja Marcela – estagiária de jornalismo / Asscom Unit AL

Compartilhe: