V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Abertura da 5ª edição da Semex traz projetos de ex-alunos

Ex-alunos da pós-graduação apresentaram projetos que foram feitos na conclusão do curso

às 20h16
O principal objetivo da Semana de Extensão (Semex) é de dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos realizados pelos estudantes do Centro Universitário Tiradentes – Unit e de realizar um intercâmbio de saberes recheado de novas e boas experiências educacionais. No primeiro dia de evento, alguns ex-alunos da pós-graduação tiveram a oportunidade de mostrarem atividades bem sucedidas que foram realizadas para finalizarem os estudos na instituição.
Compartilhe:

A Proposta dos projetos é focada em novos resultados, voltada menos ao ensino tradicional e mais para a compreensão e desempenho do aluno num mundo em transformação. Desta feita, os alunos recebem uma educação mais que instrutiva, formativa, visando não apenas o seu desenvolvimento intelectual, mas, principalmente, sua formação cidadã. A partir de uma metodologia diferenciada, que alia teoria e prática, o curso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o mundo corporativo. Representantes dos Projetos Braços Abertos, Unidos por Amor e Verbo Ser, marcaram presença no último dia 10, e trocaram experiências com os alunos presentes.

Confira os depoimentos das envolvidas:

“O projeto Unidos por Amor foi exatamente o que o nome retrata, o trabalho em equipe de duas turmas de MBA do Unit para ajudar crianças, que por ser uma causa tão nobre, tornou nosso trabalho de conclusão de curso, extremamente gratificante.
O projeto tinha como objetivo intervir na área administrativa e na infraestrutura física de uma instituição do terceiro setor. Ao optarmos pela Creche Escola Pró Amor, nos foi sugerido, trabalhar com a turma de Psicopedagogia e essa junção agregou valor ao projeto, pois tivemos a oportunidade de atuar, tanto na área administrativa como pedagógica da creche escola. A execução do projeto nos possibilitou vivenciar o dia a dia com o cliente, não só para realizar reuniões, aprovar ações e executar atividades, como também, lidar com conflitos, buscar soluções diante de cenários diversos com um capital financeiro restrito.
Foi uma experiência enriquecedora, na qual pude simular uma atuação no mercado de trabalho e em contra partida fazer um trabalho social. Sinto que ajudei a Pró Amor a oferecer mais as crianças que estão e que passarão pela creche escola. Acredito que essas ações da UNIT são de grande valia tanto para os estudantes como para a comunidade na qual estamos inseridos.’’

– Renata Rodrigues, ex-aluna do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

“Há aproximadamente 13 anos atuo no mercado de trabalho e passei por várias experiências tanto na parte profissional quanto pessoal, mas não chegou perto do que adquiri neste projeto.
Gosto de desafios na vida, então abracei essa oportunidade de uma forma muito especial, pois me identifiquei muito com o trabalho e a instituição escolhida, a cada dia adquiri mais conhecimento e sentia a necessidade de fazer sempre melhor.
O que vou levar na minha vida é uma experiência muito frutuosa, que irá me ajudar na vida profissional, posso dizer sem dúvidas que sou uma profissional com um diferencial no mercado de trabalho com uma bagagem cheia de conhecimento, com a experiência adquirida neste projeto me tornei uma pessoa mais flexível, criativa, dedicada, inovadora, proativa e determinada.”

– Dayanne Lessa, ex-aluna do MBA em Administração e Gestão de Negócios, participante do Projeto Braços Abertos.

“Esse projeto foi elaborado com o fim de trazer humanismo para empresa, seja ela qual for. A nossa missão lá foi tirar a ideia do papel, e fazer com que esse projeto fosse trabalhado de forma prática. A nossa turma de MBA, junto com a coordenação de Elisabete Macedo, teve a oportunidade de fazer um treinamento prático de acordo com a disciplina dela. A turma foi separada em três grupos: Infraestrutura, comunicação e facilitadores. A infraestrutura ficou responsável pela parte de adquirir tudo o foi preciso para executar o treinamento, em material; A comunicação fez a parte de sensibilização e registro; e os facilitadores fizeram a apresentação e o contato humano com os servidores, fazendo o vínculo entre faculdade e servidor. Através dos nossos treinamentos eu pude aprender, entre variadas lições, em como tolerar o próximo, pois nós éramos uma turma onde a maioria dos alunos são gestores, ou seja, não lhes era necessário que se dedicassem 100% aos trabalhos de faculdade. E eu, que levei esse projeto muito a sério, e sempre buscava uma excelência em nossos resultados, me vi numa situação muito complicada de exigir do outro. Mas ao final, cada um acabou dando o melhor, dentro de suas possibilidades e isso me fez aprender muito. Esse projeto me ajudou a abrir muitas portas, hoje sou muito grata a tudo que conquistei a partir dele, por isso agradeço sempre ao Unit e a professora Elisabete por quem eu tenho um carinho muito grande.”

– Paula Rafaela Silva, ex-aluna do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, participante do Projeto Verbo Ser.

“O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita na união da teoria com a prática e fomenta o desenvolvimento de projetos sociais para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. Sob esta perspectiva, o conhecimento se dá pela inserção do aluno nas práticas sociais que definem os objetos de conhecimento próprios desta sociedade e, neste caso, a experiência cotidiana acaba sendo, na verdade, o grande mestre. Desta forma é possível aprender a conhecer: domínio de instrumentos de autonomia intelectual; aprender a fazer, visando a preparação dos alunos para atuarem como estrategistas, consultores e gestores de pessoas nas organizações, o que requer mais do que conhecimentos ligados a técnicas de aplicação específica, requer também habilidades e atitudes diferenciadas.”

– Coordenadora Elisabete Henrique Silva de Macedo, responsável pela execução dos três projetos.

Compartilhe: