MENU

“A Unit é um grande laboratório na minha vida profissional”

Na comemoração dos 59 anos do Grupo Tiradentes, Silmara Mendes relembra sua trajetória profissional que inspira e mostra a sua atuação desde 2008 na Unit

às 19h38
Silmara Mendes
Silmara Mendes
Compartilhe:

Em 07 de janeiro de 2008, Silmara Mendes iniciou seu novo ano e atuação na então Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) – recém chegada em Maceió. Ela que havia finalizado o Mestrado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), viu na Fits uma oportunidade de ingressar como docente no curso de Serviço Social – à época o único curso privado superior no estado de Alagoas. Na seleção para o corpo docente, Silmara foi convidada para, além de docente, assumir a coordenação do curso. “Uma surpresa e uma honra para mim”, disse Silmara.

Ao ingressar como coordenadora e docente do curso de Serviço Social, Silmara viu em suas mãos responsabilidades e desafios, mas quem a conhece sabe do seu compromisso firme de garantir aos alunos uma formação profissional pautada nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social da ABEPSS e do Ministério da Educação – MEC, na Regulamentação da Profissão e no Código de Ética do(a) Assistente Social, além de contribuir para que o  curso de Serviço Social da FITS fosse o melhor do estado de Alagoas.

“E assim o fizemos com a maestria de todos os docentes que faziam parte do curso de Serviço Social, pois sem a contribuição e dedicação deles, não teríamos alcançado os resultados almejados”, ressaltou. 

Com orgulho ela relembra que o curso de Serviço Social foi o primeiro da instituição a ser reconhecido pelo MEC, em 2010. “Não apenas fomos reconhecidos com conceito de excelência,  como demos à instituição o conceito de excelência do Enade  que  garantiu o status de Centro Universitário Tiradentes. Ressaltamos que tivemos um corpo docente coeso, comprometido e engajado permanentemente em todas as atividades e ações promovidas pelo curso de  Serviço Social, visando sempre uma formação profissional de qualidade. Escrevemos a melhor história que um curso de uma instituição de ensino superior pode deixar como contribuição para a sociedade. Formamos profissionais que têm orgulho de sua formação, de seus professores e da instituição que o formaram para a vida e para o mercado de trabalho”.

Novos passos na Unit

O curso de Serviço Social deixou de ser ofertado na instituição, e Silmara Mendes recebeu um novo convite para continuar trilhando a sua responsabilidade e compromisso na instituição.  “A minha participação no projeto Enade foi um giro de 360°, ao ingressar no Enade da instituição tive a oportunidade de conhecer esferas de todas as áreas de conhecimento da instituição, participar da reformulação das estruturas curriculares, ter acesso às avaliações dos professores, conviver amistosamente com toda a comunidade acadêmica e de promover o engajamento de alunos, professores e colaboradores para o Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE”. 

Segundo ela, a partir disso, novos horizontes se abriram e a percepção da importância de fazer com que todos compreendessem que o exame (Enade) estava para além de uma simples avaliação nacional, por ser um componente curricular que abrange toda a formação profissional do(a) aluno e avalia as competências adquiridas. “Tive a oportunidade de contribuir por dois anos no projeto Enade, participando de alinhamentos curriculares, elaboração e implementação de simulados periódicos, reunindo alunos e professores para engajamento do Enade, e acima de tudo, dando ênfase total no processo ensino-aprendizagem. Tivemos sucesso com os resultados de conceitos de excelência na maioria dos cursos e em outros, foi necessário ter a humildade para reconhecer que no meio do caminho é preciso haver mudanças para alcançarmos os melhores resultados”.

No ano de 2019, Silmara foi convidada para assumir a Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) – outro desafio, tendo em vista que a Pesquisa faz parte do tripé universitário e deve ser garantida durante toda a formação profissional dos alunos. 

“Assumir a coordenação de Pesquisa, além de proporcionar uma grande experiência profissional, possibilitou a oportunidade de participar do fomento à Pesquisa através da seleção de projetos de iniciação científica, do acesso às atividades dos Grupos de Pesquisa e das Ligas Acadêmicas, todas ocorridas periodicamente, além da oportunidade de orientar projetos de iniciação científica e contribuir para  o desenvolvimento de Pesquisa na instituição, agregando alunos e professores como futuros pesquisadores”, completou.

E sua trajetória inspiradora continuou: “Em 2021, fui convidada a assumir a coordenação de Relacionamento, um desafio de fundar uma coordenação com o objetivo de construir uma nova cultura de comunicação e atendimento. Eu diria que essa é muito desafiadora, considerando o cenário de trabalho remoto que requer um poder de escuta ativa aguçado e resposta rápida às demandas de nossos alunos e professores. Estou certa de que assim como em todos os outros desafios, daremos nossa contribuição”.

Laboratório na minha vida profissional

“Diante de toda minha história na Unit/AL, posso dizer que essa instituição é um grande laboratório na minha vida profissional, visto que antes de ingressar nesta instituição, tive a experiência de gerir o sistema prisional de Alagoas por quase 10 anos, mas nada foi tão rico de experiência e aprendizado como ser docente e gestora desta renomada instituição. Aqui eu aprendo todos os dias a ser melhor, a aperfeiçoar as minhas aptidões, a evoluir e superar minhas limitações, a ter acesso ao conhecimento científico cotidianamente, a lidar com pessoas, a ter a escuta ativa, e acima de tudo,  a gostar cada vez mais do gênero humano (de gente)”, confidenciou.

Silmara destaca ainda que muitos momentos marcaram a sua história na Unit, mas de todas as experiências, existem aquelas que foram e são especiais: “Tivemos momentos de socialização de conhecimento em debates promovidos pelo curso de Serviço Social que foram marcados por muita dedicação e fortes emoções entre alunos, professores, colaboradores e participantes, dentre eles estão: o “I Encontro Nacional de Trabalho, Política Social e Serviço Social – Serviço Social em tempos de barbárie”, o evento proporcionou o intercâmbio e a socialização de conhecimento científico entre pesquisadores do Serviço Social e áreas afins, contando com a participação de pessoas de todo o Brasil”.

Os debates, as temáticas discutidas e as reflexões abordadas no curso de Serviço Social – que lotavam os auditórios na época;  o engajamento comprometido de todos que fazem a instituição (docentes, colaboradores gestores e alunos) para o alcance dos melhores resultados nos reconhecimentos dos cursos pelo MEC e os momentos das avaliações do ENADE, são mais alguns destaques que ela tem guardado na memória. “Não podendo deixar de destacar a emoção dos alunos e familiares nas colações de grau, os eventos científicos e as Feivests. Porém, o  mais marcante numa instituição de ensino superior é a convivência cotidiana com os alunos, é gratificante contribuir com a formação dos futuros profissionais, é um laço para a vida toda. Nossos caminhos ficam entrelaçados”.

Na comemoração de 59 anos do Grupo Tiradentes – grupo educacional detentora da Unit Alagoas, Silmara deixa registrado a sua mensagem especial:

“Parabéns ao Grupo Tiradentes por formar futuros profissionais, garantindo uma formação profissional  de qualidade,  capacitando seus docentes e dando uma relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade alagoana. A instalação da Unit em nosso estado fez um diferencial na vida dos alunos e dos profissionais que fazem ou fizeram parte desta instituição. Pela via transformadora da educação,  a Unit/AL vai deixando marcas na vida de todas que passam por ela. Nosso reconhecimento ao trabalho de todos que fazem o Grupo Tiradentes”.

Leia também:

Conheça a história do Professor Sérgio Accioly

Compartilhe: