MENU

A importância dos treinamentos de Segurança do Trabalho para as empresas

Iniciativa busca comprometimento com a segurança e saúde dos colaboradores

às 19h44
Compartilhe:

A Segurança do Trabalho tem sido um dos pontos fundamentais a serem pensados dentro de uma empresa pois ela é fundamental no ambiente de trabalho. Regida por normas, a segurança do trabalho tem passado por atualizações e mudanças que favorecem a proteção aos trabalhadores contra riscos. Dessa forma manter a regularidade de treinamentos com colaboradores se faz importante.

De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho da Unit Alagoas, Jefferson dos Santos, os treinamentos de Segurança do Trabalho são uma dentre as várias ações que a empresa responsável e comprometida com a segurança e saúde do de seus colaboradores deve tomar para tornar o ambiente da organização mais seguro e saudável. “Tais medidas educativas buscam conscientizar os colaboradores sobre os riscos inerentes as funções que desempenham dentro da instituição, qualificando os profissionais a laborarem suas atividades diárias de forma mais adequada e segura”, explica.

Jefferson acrescenta que a grande maioria desses treinamentos de capacitação profissional são regulamentados por normas técnicas vigentes nas quais são determinados os conteúdos mínimos a serem ministrados nesses treinamentos e a periodicidade deles. “A empresa pode e deve acrescer a esse conteúdo programático especificidade das atividades exercidas na instituição e realizar os treinamentos em prazos que antecedam os prazos normativos quando entender com necessário”.

Dentre os ganhos mensuráveis a partir da aplicação destes treinamentos podem se destacar a redução no número de acidentes e doenças do trabalho; a melhor qualidade de vida no trabalho; o aumento do engajamento o aumento da produtividade da empresa.

Compartilhe: