MENU

A importância do incentivo da higienização bucal nas crianças

Conheça o escovódromo para crianças da clínica de Odontologia

às 18h33
Compartilhe:

O ato de escovação é um momento de extrema importância para a saúde bucal e deve começar a ser implantada logo após o nascimento do primeiro dentinho da criança. É nessa fase, que a saúde dos dentes começa a ser criada. Além de ir periodicamente ao dentista, é indispensável que os pais e responsáveis acompanhem e incentivem todo esse processo. 

Joana Rodrigues, coordenadora do curso de Odontologia da Unit Alagoas, reforça que os cuidados bucais devem iniciar ainda na fase gestacional, com os cuidados da mãe e, posteriormente, quando a criança nascer, essa rotina deve ser adicionada de forma acolhedora. “Quando o bebê estiver maior, os dois primeiros conselhos são: persista na realização desse momento de limpeza bucal e sempre envolver elementos lúdicos, como animais e bonequinhos”. 

É importante que durante a criação desse ritual, a criança sinta prazer no ato de higienização, e não ver esse ato como uma atividade obrigatória, através do conhecimento, diversão e ludicidade, a criança se sinta segura e acolhida. 

Na Unit Alagoas, as clínicas escolas são equipadas para receber e acolher as crianças da melhor forma possível, com atividades lúdicas, criativas, ambientação e alunos vestidos com personagens. Além de todo o espaço de acolhimento, as crianças assistidas pela clínica de Odontologia contam com o suporte de um escovódromo, onde acontece o ensinamento lúdico da maneira correta e segura de escovação.

Todo esse espaço e didática de trabalho é reforçado pelo corpo docente: ”Aqui na clínica, trabalhamos com acolhimento para tornar esse momento mais tranquilo, o que é muito importante na hora da conquista da criança”, concluiu Joana. 

Clínica escola de Odontologia oferece serviços especializados 

Na clínica de Odontologia da Unit Alagoas, os serviços são oferecidos para crianças entre 4 e 12 anos de idade, com a avaliação das necessidades bucais e, posteriormente, a realização do tratamento necessário. 

A Professora Maria Conceição, orientadora dos atendimentos, comenta sobre os serviços oferecidos e como realizar as marcações dos atendimentos.

“Na clínica de Odontologia é oferecido tratamento preventivo, cuidando assim da cárie dentária, má oclusão e outros problemas. Também oferecemos tratamento cirúrgico, restaurador e reabilitador. E, todos os atendimentos são oferecidos pelos alunos, nos anos finais de curso, orientados pelos professores mestres e doutores, através de marcação”,concluiu.  

Os serviços ocorrem nas terças, quarta e quinta, a partir das 8h, e as marcações acontecem através do número 3311-3136. Vale lembrar que no dia da consulta é importante apresentar o documento de identificação com foto e a criança está com um acompanhante maior de 18 anos.

Compartilhe: