O 9° Fórum Unit de Serviço social acontece de 20 a 22 de outubro no Campus Amélia Maria Uchôa. O evento visa proporcionar à comunidade acadêmica e ao público externo discussões sobre a crise estrutural do capital, violência e barbárie na sociedade capitalista contemporânea. O Fórum tem como propósito possibilitar debates na perspectiva histórico-crítico acerca dos fundamentos ontológicos da crise estrutural do capital, da violência e da barbárie na sociedade capitalista e suas expressões na contemporaneidade.
No atual contexto de transformações societárias todas as dimensões da totalidade social sofrem os efeitos nefastos impulsionados pela crise estrutural do capital, cujos rebatimentos ganham materialidade no agravamento cada vez maior dos problemas sociais, tornando-os aparentemente sem solução.
Os impactos da crise se expressam na precarização das condições de trabalho, intensificação da violação dos direitos sociais, perdas de direitos trabalhistas, aumento da pobreza, crescimento do desemprego, agravamento da desigualdade social, violência, devastação do meio ambiente, barbárie etc. Nessa conjuntura há uma intensificação do controle punitivo do Estado materializado através da criminalização dos pobres, trabalhadores e movimentos sociais, o que se pode constatar com o aumento do encarceramento e extermínio de pobres no Brasil, conforme dados divulgados pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. O evento visa também destacar a importância dos movimentos sociais no enfrentamento à violência e o necessário engajamento de estudantes e profissionais de Serviço Social nestes espaços de resistência. Nesse contexto, o Serviço Social configurado como uma profissão historicamente determinada, inserida na divisão sócio-técnica do trabalho não está imune as determinações impostas pela crise estrutural do capital, pois a crise impõe uma série de mudanças nas relações de trabalho que incidem em novos desafios e demandas à prática profissional dos (as) assistentes sociais, sobretudo na judicialização das expressões da questão social.
As inscrições podem ser feitas via Magister.
Programação:
Data: 20/10/2015
18h30 – Abertura
19h – Palestra: Violência e Barbárie na Sociedade Capitalista
Palestrantes: Prof. Dr. Ivo Tonet e Profa. Dra. Belmira Magalhães
21h – Debate
Data: 21/10/2015
19h – Palestra: Violência e Questão de Gênero em Alagoas
Palestrantes: Profª Msc. Andrea Pacheco
21h – Debate
Data: 22/10/2015
19h – Palestra: Violência e Movimentos Sociais
Palestrante: representantes dos movimentos sociais negro, LGBT, de mulheres.
21h – Debate