MENU

9º Fórum Unit de Serviço Social

Crise do Capital, Violência e Barbárie na Sociedade Capitalista Contemporânea

às 21h38
Compartilhe:

O 9° Fórum Unit de Serviço social acontece de 20 a 22 de outubro no Campus Amélia Maria Uchôa. O evento visa proporcionar  à comunidade acadêmica e ao público externo discussões sobre a crise estrutural do capital, violência e barbárie na sociedade capitalista contemporânea. O Fórum tem como propósito possibilitar debates na perspectiva histórico-crítico acerca dos fundamentos ontológicos da crise estrutural do capital, da violência e da barbárie na sociedade capitalista e suas expressões na contemporaneidade.

No atual contexto de transformações societárias todas as dimensões da totalidade social sofrem os efeitos nefastos impulsionados pela crise estrutural do capital, cujos rebatimentos ganham materialidade no agravamento cada vez maior dos problemas sociais, tornando-os aparentemente sem solução.

Os impactos da crise se expressam na precarização das condições de trabalho, intensificação da violação dos direitos sociais, perdas de direitos trabalhistas, aumento da pobreza, crescimento do  desemprego, agravamento da desigualdade social,  violência, devastação do meio ambiente, barbárie etc. Nessa conjuntura há uma  intensificação do controle punitivo do Estado materializado através  da  criminalização dos pobres, trabalhadores e movimentos sociais, o que se pode constatar com o aumento do encarceramento e extermínio de pobres no Brasil, conforme dados divulgados pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. O evento visa também destacar a importância dos movimentos sociais no enfrentamento à violência e o necessário engajamento de estudantes e profissionais de Serviço Social nestes espaços de resistência. Nesse contexto, o Serviço Social configurado como uma profissão historicamente determinada, inserida na divisão sócio-técnica do trabalho não está imune as determinações impostas pela crise estrutural do capital, pois a crise impõe uma série de mudanças nas relações de trabalho que incidem em novos desafios e demandas à prática profissional dos (as) assistentes sociais, sobretudo na judicialização das expressões da questão social.

As inscrições podem ser feitas via Magister.

 

Programação:

Data: 20/10/2015

18h30 – Abertura

19h – Palestra: Violência e Barbárie na Sociedade Capitalista

Palestrantes: Prof. Dr. Ivo Tonet e Profa. Dra. Belmira Magalhães

21h – Debate

 

Data: 21/10/2015

19h – Palestra: Violência e Questão de Gênero em Alagoas

Palestrantes: Profª Msc. Andrea Pacheco

21h – Debate

 

Data: 22/10/2015

19h – Palestra: Violência e Movimentos Sociais

Palestrante: representantes dos movimentos sociais negro, LGBT, de mulheres.

21h – Debate

 

Compartilhe: