A 9ª Semana de Pesquisa da Unit Alagoas inicia hoje (08) a partir das 18 horas com a palestra “Caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil”. A conferência será pelo Youtube com o professor Doutor Giovanni Alves da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que irá discutir a situação atual da Ciência e as perspectivas para o futuro.
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Giovanni é livre-docente em Sociologia e professor da Unesp, campus de Marília. Ele também é pesquisador do CNPq com bolsa-produtividade em pesquisa e coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET), do Projeto Tela Crítica e outros núcleos de pesquisa reunidos em seu site giovannialves.org.
O professor é autor de vários livros e artigos sobre o tema trabalho e sociabilidade, entre os quais O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo (Boitempo Editorial, 2000) e Trabalho e subjetividade: O espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório (Boitempo Editorial, 2011). Colabora também para o Blog da Boitempo mensalmente, às segundas.
A abertura da Sempesq também contará com uma homenagem a Paulo Freire pela celebração do centenário do seu nascimento.