MENU

8ª Semex chega ao fim com balanço positivo

Mais de 1,5 mil pessoas participaram das atividades online promovidas pela Unit/AL

às 20h26
Compartilhe:

A oitava edição da Semana de Extensão (Semex) chegou ao fim nesta quinta-feira (24) e já deixa a comunidade acadêmica, a sociedade e os parceiros do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) com saudades. Com o tema ‘Transformação Social: Visão Global, Ação Local’, o evento, realizado em formato virtual seguindo as recomendações de saúde em prevenção a Covid-19, foi um sucesso ao oferecer uma programação de qualidade  com simpósios, cursos, oficinas, mesas redondas, palestras e webinars.

Ao todo, a Semex contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas em suas 70 atividades, bem como a apresentação de mais de 50 trabalhos inscritos e apresentações orais. As atividades envolveram temas diversos que vão além dos muros da graduação como saúde e meio ambiente, desenvolvimento sustentável, arte e cultura, inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Um dos destaques foi a ação voluntária do Projeto Maceió +Verde integrada à Semex, na qual estudantes da Unit/AL, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), plantaram 10 mudas de ipê no antigo espaço da favela do Jaraguá, contribuindo com a revitalização urbana e consequente melhoria na  qualidade de vida em Maceió.

Palestras

Uma das principais palestras da 8ª Semex foi a ‘Verdade, mentira e simulacro: a pandemia e as fakes news’, ministrada pelo Prof. Dr. Álvaro de Azevedo Gonzaga, livre docente em filosofia do Direito pela PUC-SP. Outras palestras, ministradas por nomes como Débora Lima, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Alagoas, Ricardo André Duarte Santos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) e a pró-reitora de Extensão da Uncisal, Profª. Margareth Menezes.

Palestras internacionais também foram um marco nesta edição. Dois palestrantes do Chile fizeram participações relevantes no evento abordando temas sobre marketing, sustentabilidade, modernização e digitalização do Estado.

Victor Carnaúba, coordenador de Extensão da Unit/AL, destacou ainda outros momentos do evento, como a participação ativa das ligas acadêmicas com atividades e discussões com convidados locais e de outros estados, e a presença da comunidade em mesas redondas, como a participação de membros do Projeto Rosas do curso de Nutrição. 

“A 8ª Semex foi um evento desafiador, inovador e veio a comprovar o compromisso do Centro Universitário Tiradentes com o seu calendário acadêmico, respeitando o discente como elo maior na busca de mais conhecimentos e conectando a comunidade acadêmica com a sociedade alagoana”, explicou Victor Carnaúba. 

A Semana de Extensão (Semex) foi promovida pela Unit/AL em parceria com o Sebrae Alagoas, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: