Vivemos a era do espetáculo. A rápida ascensão de pessoas comuns ao estrelato é cada vez mais constante no mundo digital. Entre selfies, youtubers, likes, compartilhamentos e show do eu, assiste-se hoje a um duplo movimento de difusão de bens culturais: depois de ter assistido a uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual da ocupação total da vida social pelos resultados acumulados da economia leva a um deslocamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função derradeira. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente do poder social por ela formado.
O É Culpa da Mídia é um evento que acontece todos os anos na UNIT, que foi criado por professores e alunos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição. Já consolidado no estado, o evento debate assuntos atuais da área de Comunicação, com a proposta de trazer as tendências de mercado aos debates acadêmicos. Reconhecido por profissionais e alunos da área de comunicação como o maior e melhor evento local, o É Culpa da Mídia sempre inova ao escolher temas que instigam o debate e a reflexão dos participantes.
O evento possui como objetivo capacitar o aluno a identificar as principais tendências de mercado e utilizá-las através das novas ferramentas de Marketing, visando o sucesso na conquista e manutenção de consumidores. Refletir sobre as principais tendências que terão impacto no futuro e como aproveitá-las para o sucesso de criações publicitárias para esse público conectado e participativo. Além de apresentar as principais técnicas e ferramentas para identificação de tendências e futuro e promover uma análise crítica dessas técnicas. Ele será divido em palestras principais, mesas redondas e apresentação de cases.
“Em tempos de consumidores produtores de conteúdo, da rede como plataforma para batalhas discursivas que antes não tinham tanto poder e alcance, nós, empresários e/ou comunicadores, precisamos estar atentos ao comportamento e às formas de nos relacionar com as pessoas. Vivemos a era da transparência e do net ativismo, os que não evoluírem com os consumidores, estão fadados ao fracasso. Por isso a importância de eventos como esse”, afirma a coordenadora dos cursos de comunicação Valná Dantas.
Confira a programação aqui.