MENU

59 anos do Grupo Tiradentes: Conheça a história do Professor Sérgio Accioly

Desde 2007, ele acompanhou o início da unidade do Grupo Tiradentes em Alagoas

às 20h31
Professor Sérgio Accioly está na Unit/AL desde 2007
Professor Sérgio Accioly está na Unit/AL desde 2007
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 21 de abril, o Grupo Tiradentes comemora 59 anos de fundação. A companhia, que iniciou como Colégio Tiradentes, em Sergipe, tornou-se Universidade Tiradentes e expandiu sua história aqui para Alagoas, com a implantação da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), no ano de 2006, em um shopping da capital alagoana.

O ano de 2007 marcou a inauguração do Campus Amélia Maria Uchôa, no bairro de Cruz das Almas, com os cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A história aqui em Alagoas começou então a ser traçada, e grande parte desse sucesso foi construída através de colaboradores e um time de docentes qualificados, que só reforçaram a qualidade e compromisso do Grupo Tiradentes com o ensino superior. 

Foi neste começo da história que o Professor Sérgio Accioly recebeu um convite para participar de um evento na Fits/AL. Ele que atuava no cargo de Superintendente Executivo da Associação Comercial de Maceió, ficou admirado com a organização e estrutura física (mesmo que ainda em um shopping de Maceió).

“Pensei logo como seria maravilhoso dar aula nesta instituição. Passaram-se alguns meses, e o Coordenador de um curso de Pós-Graduação me convidou para ministrar uma aula para sua turma. Foi então que eu conheci de fato a instituição, sou muito grato pelo professor Cristiano Montenegro (atualmente Pró-reitor de Graduação). Ele foi o grande responsável, mesmo como professor convidado, de me proporcionar a primeira experiência na sala de aula da Fits”. 

Quando a empolgação é tanta que…

Sérgio tem uma história super descontraída para nos contar que marcou o início de sua vida de docente. “Um outro professor, Geraldo Valle – que na época coordenava os cursos de Gestão (Administração e Ciências Contábeis), me convidou para ministrar aula de Pós-Graduação. Como estava empolgado, eu errei o dia da aula, antecipando em uma quinzena e pra lá fui. Entrei, não tinha nenhum aluno porque não era o dia da minha aula, vi uma sala aberta com um professor, muito atencioso, um homem espirituoso. Vi naquela pessoa um acolhimento inexplicável, sua narrativa em contar sua trajetória na Universidade Tiradentes era invejável, quantas histórias e entregas. E foi ali que surgiu o convite. Naquele instante estava conversando com a pessoa que seria o meu principal mentor institucional, o ser humano que me inspira dentro do Grupo Tiradentes, Prof. Dario Arcanjo”, contou Sérgio Accioly.

E foi então que Sérgio Accioly iniciou seus primeiros passos. Atuou na Fits como Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Professor do curso de Administração e Ciências Contábeis. “Foram verdadeiras entregas. O primeiro Fórum de Ações Sociais foi realizado com o nosso time, vários cursos de pós-graduação em áreas que ainda a Fits não estava atuando. Parcerias e grandes laços firmados para proporcionar visibilidades para nossa instituição, profissionais do mercado alagoano. Coordenei alguns cursos de graduação e Tecnólogos (Administração, Gestão de Recursos Humanos e Negócios Imobiliários), além de cursos de Pós-Graduação”.

E reafirma: “Nessa minha trajetória, sou muito orgulhoso em fazer parte do Grupo Tiradentes. Minha segunda casa! Fazer parte de um sonho realizado por dois grandes empreendedores, Professor Uchôa e Professora Amélia, é ser co-responsável por acreditar em Alagoas, de forma carinhosa e apaixonada pelo Ser Humano, o Ser Unit”.

Um marco na história da Unit do Grupo Tiradentes

Qual o professor que não tem algo emocionante para relatar? Sérgio destacou um que o marcou muito. “Em 2010, eu estava passando por um momento muito especial. Meu avô, o homem que pude chamar também de pai, nos deixou de uma forma muito linda. Eu estava envolvido por muitas emoções, perda, agradecimento, e sempre conversando com o Prof. Dario. Em um belo dia, eu estava chorando no meio dos corredores, e ele perguntou o que estava acontecendo. Então foi ali que ele estava sendo a segunda pessoa a saber que eu seria pai pela segunda vez. Recebi um abraço fraterno que nunca esqueci. A minha alegria foi renovada e seguimos juntos rindo das nossas histórias”.

Atualmente, Sérgio coordena o Projeto Mentoria do agora então Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), mas ressalta que seu principal legado está na sala de aula. “O SER PROFESSOR é o meu verdadeiro propósito. Poder compartilhar minha vida com várias pessoas e saber que, através de cada linha vivida, posso direcionar pessoas para o seu verdadeiro ideal”. 

Na comemoração dos 59 anos do Grupo Tiradentes, Sérgio Accioly é só orgulho em fazer parte dessa inspiradora trajetória. “A minha única mensagem é VIVA!!! Vamos viver a cada instante, só por hoje, ser grato por tantas histórias compartilhadas e vividas. Somos colaboradores da experiência de vida e de emoções. Queria muito poder estar com todos, mas quis o destino que, mesmo eu estando da minha casa, vocês da sua, podermos estar conectados pelo nosso amor pela educação e por gente. Viva cada instante na sabedoria de Deus e de Nossa Senhora. Gratidão ao Centro Universitário Tiradentes. Gratidão ao Grupo Tiradentes por proporcionar tantas histórias e vidas em sonhos realizados”.

Compartilhe: