Segundo a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Flávia Cerullo, o objetivo é que através de palestras e exposições de produtos, se estabeleça o contato do aluno de Design de Interiores e de Arquitetura e Urbanismo com profissionais atuantes no mercado local, ao tempo em que desperta a sua atenção e reflexão para as especificidades do exercício da função em Alagoas.
“A 3ª Semana de Arquitetura e Design além de acontecer para promover conteúdos complementares a sala de aula, chega para atualizar esses conteúdos em virtude da prática profissional. Os convidados palestrantes trazem experiências e depoimentos sobre a atualização no seguimento da Arquitetura e do Design”, complementa a coordenadora de Design de Interiores, Débora Vital.
As inscrições podem ser feitas através do Magister até segunda-feira. O investimento para o aluno do Unit é de R$28,00 e para participantes externos R$30,00.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 15/05
Minishopping
09h – 12h: Feira de Design;
18h – 21h: Feira de Design;
Auditório I, bloco C
18h30 – 19h: Credenciamento;
19h – 20h: Palestra “Inovação no mercado de trabalho”, com Marcio Barreto
Formado em 2013 pela Universidade Federal da Bahia e futuro Especialista em Tecnologia e Gestão de Obras pelo SENAI. Lecionou em 2016 no curso Técnico do SENAI matérias como Projeto Arquitetônico e Urbanização e Infraestrutura. Atualmente, com a criação do lema: “O projeto dos seus Sonhos agora cabe no seu bolso”, tem como foco o público com menor poder aquisitivo, tornando a arquitetura algo acessível.
20h20 – 21h10: Palestra “Formação e atuação profissional”, com o arquiteto Rodrigo Fagá
Arquiteto e Urbanista, figura como um dos profissionais mais propositivos de sua geração. A frente do escritório Fagá Arquitetura + Design desde 2002, possui um portfólio que apresenta vários trabalhos, sejam residenciais, comerciais, hotelaria e urbanísticos, tendo sido destaque em diversas mostras de interiores no Nordeste. O arquiteto é reconhecido por sua forma de trabalho caracterizada pelo uso de linhas simples, diálogo estilístico leve em suas diversas possibilidades e linguagens.
Terça-feira, 16/05
Minishopping
09h – 12h: Feira de Design;
18h – 21h: Feira de Design;
Auditório I, bloco C
19h – 19h40: Palestra “Desafios atuais do projeto de iluminação”, com a arquiteta Ana Paula Nunes
Arquiteta e Urbanista, formada pela UFAL, pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco, com MBA em Gestão Empresarial Avançada de Negócios e CEO da empresa Lúmina Iluminação Planejada.
19h40 – 20h30: Prêmio DECA
21h – 21h40: Palestra “A Tecnologia presente nas Construções desde o Projeto”, com os diretores da Home Digital, Marcondes Malta e Cinthia Coelho
Quarta-feira, 17/05
Minishopping
09h – 12h: Feira de Design;
18h – 21h: Feira de Design;
Auditório I, bloco C
19h – 19h50: Palestra “O escritório de arquitetura inserido na produção de mobiliários e objetos de decoração”, com LT Arquitetura
Escritório criado por dois jovens arquitetos, Layla Vilela e Tiago Ceroni, com o objetivo de despertar emoções, proporcionando novas vivências em espaços únicos projetados. Sua vontade é elaborar e desenvolver projetos arquitetônicos e de interiores, com o intuito de trazer sensação de bem estar nas pessoas. A elaboração dos projetos está voltada para o uso de materiais e processos de baixo impacto ao meio ambiente, oferecendo uma arquitetura mais sustentável.
20h – 21h10: Palestra “Fabricação digital e o arquiteto fora da indústria: tecnologia e novos arranjos produtivos”, com o arquiteto Marcus Bernardo
Marcus Bernardo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). É membro da ASC (American Association of Cybernetics). Em sua graduação focou na experimentação de técnicas de construção em madeira e em estratégias de projeto colaborativo para empreendimentos comunitários. Durante o mestrado se dedicou a pesquisar estratégias para o uso de tecnologias de fabricação digital de baixo custo no contexto da autoconstrução nas favelas. Entre tais estratégias destacam-se: (i) o uso de modelagem paramétrica e fresadoras cnc adaptadas para integração entre desenho, análise estrutural e fabricação digital na construção de encaixes em madeira reaproveitada e; (ii) desenvolvimento de uma estrutura organizacional para prover acesso, apropriação e desenvolvimento de tecnologia na favela. A partir de então atuou como educador em multimídia na Escola Técnica de Arte e Tecnologia Oi Kabum BH, trabalhando com fabricação digital, desenho de interfaces, eletrônica interativa e teoria relacionada à tecnologia. Hoje é doutorando do Núcleo de Pós-graduação da Escola de Arquitetura da UFMG e professor do Centro Universitário UniBH.”