MENU

13 trabalhos aprovados no 24º Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares

Estudantes de Enfermagem apresentam artigos sobre a atuação do enfermeiro na assistência a pacientes com anomalias cardíacas

às 12h26
Compartilhe:

Sete estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes-Unit tiveram seus trabalhos aprovados no 24º Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares.

O evento realizado no hotel Radisson, em Maceió, trouxe a oportunidade de reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, e também oferecer a chance de contato com grandes profissionais da saúde.

Os alunos João Victor Farias, Isabella Rocha de Oliveira, Andressa Lima Cavalcante, Laíse Gabrielly Matias, Nayara da Silva Barbosa, Jackeline Lima Santos e Edla Cabral da Silva foram responsáveis pela aprovação de treze artigos no Congresso Internacional. De acordo com eles, trabalhar em equipe foi o ponto chave para conseguir o aceite dos trabalhos. “Passamos vários dias concentrados na produção dos artigos, pensando e discutindo juntos. Além disso, tivemos o apoio dos nossos professores que primam em nos estimular no trabalho científico, preocupados sempre com o resultado para a sociedade”, afirmam.

O que começou com um trabalho apresentado em sala de aula para a turma ganhou atenção. O artigo intitulado “Atuação do Enfermeiro na assistência ao paciente portador de estenose da artéria renal por aterosclerose” rendeu a Isabella dois trabalhos aprovados. “Surgiu a oportunidade de apresentar esse tema, visto que as pessoas se preocupam, em sua maioria, só com o coração e esquecem que o corpo é um sistema interligado. O não tratamento de alguma patologia pode levar graves consequências à saúde do indivíduo”, destaca.

Com temas voltados para a área cardiovascular, os discentes abordaram anormalidades cardíacas raras e concentraram os estudos na atuação da Enfermagem e do enfermeiro na assistência a esses pacientes portadores dessas anomalias.

Segundo a acadêmica do sétimo período de Enfermagem, Laíse Gabrielly, apresentar os trabalhos num evento internacional é a prova de que a instituição incentiva seus alunos a serem pesquisadores. “A sensação é indescritível. Eu e meus amigos tivemos todo apoio dos nossos professores na elaboração dos trabalhos, e ao finalizar a apresentação respiramos aliviados ao saber que conseguimos dar mais um passo e conquistar mais um degrau da escada do conhecimento”, comemora Laíse que já planeja submeter mais artigos a eventos que virão em 2015.

 

Trabalhos

  1. Assistência de Enfermagem a mulheres portadoras de hipertensão arterial na gravidez
  2. Atuação do Enfermeiro na assistência ao paciente portador de estenose da artéria renal por aterosclerose
  3. Assistência de Enfermagem ao paciente com coração univentricular
  4. Assistência de Enfermagem ao paciente com angiossarcoma cardíaco
  5. Assistência de Enfermagem à criança no período pós-operatório de cirurgia da ectopia cordis
  6. Envelhecimento e Inclusão Digital
  7. Cardiotoxicidade e quimioterápicos: Uma abordagem pela Enfermagem
  8. Assistência de Enfermagem na saúde do idoso cardiopata
  9. Orientação de Enfermagem ao paciente em pré-operatório
  10. Assistência de Enfermagem humanizada à família e ao paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI
  11. Análise epidemiológica dos transtornos hipertensivos na gestação: Indicador da assistência à saúde
  12. Atuação da Enfermagem na prevenção da Endocardite bacteriana ocasionada pela falta de higienização bucal
  13. O uso de mecanismos epidemiológicos na redução do número de casos de hipertensão arterial sistêmica e de infarto agudo do miocárdio
Compartilhe: