Sete estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes-Unit tiveram seus trabalhos aprovados no 24º Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares.
O evento realizado no hotel Radisson, em Maceió, trouxe a oportunidade de reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, e também oferecer a chance de contato com grandes profissionais da saúde.
Os alunos João Victor Farias, Isabella Rocha de Oliveira, Andressa Lima Cavalcante, Laíse Gabrielly Matias, Nayara da Silva Barbosa, Jackeline Lima Santos e Edla Cabral da Silva foram responsáveis pela aprovação de treze artigos no Congresso Internacional. De acordo com eles, trabalhar em equipe foi o ponto chave para conseguir o aceite dos trabalhos. “Passamos vários dias concentrados na produção dos artigos, pensando e discutindo juntos. Além disso, tivemos o apoio dos nossos professores que primam em nos estimular no trabalho científico, preocupados sempre com o resultado para a sociedade”, afirmam.
O que começou com um trabalho apresentado em sala de aula para a turma ganhou atenção. O artigo intitulado “Atuação do Enfermeiro na assistência ao paciente portador de estenose da artéria renal por aterosclerose” rendeu a Isabella dois trabalhos aprovados. “Surgiu a oportunidade de apresentar esse tema, visto que as pessoas se preocupam, em sua maioria, só com o coração e esquecem que o corpo é um sistema interligado. O não tratamento de alguma patologia pode levar graves consequências à saúde do indivíduo”, destaca.
Com temas voltados para a área cardiovascular, os discentes abordaram anormalidades cardíacas raras e concentraram os estudos na atuação da Enfermagem e do enfermeiro na assistência a esses pacientes portadores dessas anomalias.
Segundo a acadêmica do sétimo período de Enfermagem, Laíse Gabrielly, apresentar os trabalhos num evento internacional é a prova de que a instituição incentiva seus alunos a serem pesquisadores. “A sensação é indescritível. Eu e meus amigos tivemos todo apoio dos nossos professores na elaboração dos trabalhos, e ao finalizar a apresentação respiramos aliviados ao saber que conseguimos dar mais um passo e conquistar mais um degrau da escada do conhecimento”, comemora Laíse que já planeja submeter mais artigos a eventos que virão em 2015.
Trabalhos
- Assistência de Enfermagem a mulheres portadoras de hipertensão arterial na gravidez
- Atuação do Enfermeiro na assistência ao paciente portador de estenose da artéria renal por aterosclerose
- Assistência de Enfermagem ao paciente com coração univentricular
- Assistência de Enfermagem ao paciente com angiossarcoma cardíaco
- Assistência de Enfermagem à criança no período pós-operatório de cirurgia da ectopia cordis
- Envelhecimento e Inclusão Digital
- Cardiotoxicidade e quimioterápicos: Uma abordagem pela Enfermagem
- Assistência de Enfermagem na saúde do idoso cardiopata
- Orientação de Enfermagem ao paciente em pré-operatório
- Assistência de Enfermagem humanizada à família e ao paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI
- Análise epidemiológica dos transtornos hipertensivos na gestação: Indicador da assistência à saúde
- Atuação da Enfermagem na prevenção da Endocardite bacteriana ocasionada pela falta de higienização bucal
- O uso de mecanismos epidemiológicos na redução do número de casos de hipertensão arterial sistêmica e de infarto agudo do miocárdio