MENU

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Estudantes do Unit têm três trabalhos acadêmicos aprovados; evento acontece em Goiás

às 13h38
Compartilhe:

Oito estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes – Unit – tiveram trabalhos acadêmicos aprovados no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – que acontece em Goiás de 28 de julho a 1 de agosto.

Os alunos Andressa Cavalcante, Layse Gabrielly Matias, Thanize Ellen Chaves, José Rinaldo Caporal, Thayanne Fernandes, Vanessa Omena, Jéssica Araújo e Priscilla Castro, tiveram três trabalhos aprovados.

A 11ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é promovida pela ABRASCO e nesta edição o tema é “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”. O evento foi criado para expressar conhecimento acadêmico, com criatividade e diversidade próprias dos territórios e do cotidiano dos serviços de saúde, além de apresentar as atualizações sobre as Políticas de Saúde no Brasil.

A pesquisa científica é uma forma de se modernizar e envolver com os temas atuais, direta e indiretamente, nas diversas áreas de conhecimento, além de ser uma importante ferramenta de inclusão social que favorece a circulação por diferentes classes sociais e permite uma formação qualificada e participativa.  A saúde coletiva é um tema que dá oportunidade a vários pesquisadores se reunirem para apresentar novas produções científicas, divulgar pesquisas e trocar experiências em todas as suas áreas, sobretudo  de promover debates e aprofundar reflexões sobre os principais temas relacionados às condições de saúde da população brasileira e de suas estreitas relações com a Saúde na América Latina e no mundo.

Bolsa de estudos – ABRASCO

A estudante Andressa Cavalcante conquistou uma bolsa de estudos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, um processo de seleção de bolsas para graduandos que permite a participação dos futuros sanitaristas e profissionais da área que não conseguiram custear os gastos com o congresso. O processo foi amplamente divulgado e teve 274 inscritos. Andressa ficou na 6ª colocação que tinha como requisitos ser associado da Abrasco e bolsista ou voluntário em projetos de iniciação científica ou de extensão, ter trabalho aprovado no congresso e coeficiente de rendimento acadêmico em 2015.1.

Trabalhos aprovados

  • “Mortalidade por Homicídios em Alagoas no período de 2003 a 2012” – Andressa Lima Cavalcante e Laíse Gabrielly Matias de Lima Santos, com orientação dos professores Antônio Fernando Silva Xavier Júnior e Alba Maria Bomfim de França.
  • “Comida da Terra: Histórias, Saberes e Sabores na Formação em Saúde” – Thanize Ellen Chaves Nascimento e José Rinaldo Caporal Neto. Orientação dos professores Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira e Graciliano Ramos Alencar do Nascimento.
  • “Diálogos e Ações Solidárias, Participativas e Intersetoriais no Promover Saúde” – Thayanne Fernandes Farias, Vanessa Omena de Melo, Jessica da Silva Araujo e Priscila Matilde da Silva Castro. Orientação da coordenadora de Nutrição, Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira.
Compartilhe: