MENU

11ª Semana Unit de Serviço Social

Evento trouxe reflexões sobre o atual cenário brasileiro em que o Estado reduz consideravelmente seus custos com a proteção social

às 21h41
O curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit, realizou mais uma edição da Semana Unit de Serviço Social, que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de maio. O evento teve como tema “O trabalho do (a) assistente social frente ao retrocesso de direitos”, que convidou os participantes a fazerem uma análise crítica sobre o desmonte das políticas sociais e o retrocesso de direitos no atual contexto de crise estrutural do capital e do neoliberalismo, destacando os impactos no exercício profissional.
Compartilhe:

A atividade organizada pelo curso dialoga com as discussões realizadas em sala de aula, bem como com as discussões da categoria profissional através do conjunto CFESS/CRESS. A Semana Unit de Serviço Social também visa destacar o dia do (a) assistente social – 15 de maio –, e ressaltar que, como uma profissão historicamente determinada e inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, ela também sofre as determinações impostas pela crise estrutural, as quais impõem limites e desafios à consolidação e efetivação do Projeto Ético-político do Serviço Social.

O evento trouxe reflexões sobre o atual cenário brasileiro em que o Estado reduz consideravelmente seus custos com a proteção social, privatiza serviços e patrimônios, focaliza ao máximo as políticas sociais e propõe reformas previdenciária e dos direitos trabalhistas historicamente conquistados pela classe trabalhadora.

A coordenadora do curso, Silmara Mendes, conta que “para o curso, o momento é bastante oportuno para reafirmar a posição da categoria profissional em defesa dos direitos da classe trabalhadora, pautada no Código de Ética do/a Assistente Social, recusar o conservadorismo, reafirmar a importância da luta contra todas as violações praticadas pelo Estado que, por meio de ações repressivas e opressoras tenta controlar pobres e movimentos sociais.”

Programação

Abertura: 22/05/2017

Apresentação Artística;

Mesa de abertura – 18h30 – 19h

Palestrantes: Conselho Regional de Serviço Social da 16ª Região – CRESS/ALAGOAS,  Sindicato dos Assistentes Sociais de Alagoas- SASEAL, coordenação de Graduação da Unit, coordenação do curso de Serviço Social da Unit, representante do movimento estudantil e  representante dos docentes do curso  de Serviço Social da Unit.

Mesa redonda – 19h – 21h – “Serviço social caminhos e desafios atuais: um debate sobre a profissão e a luta contra o retrocesso de direitos”.

Palestrantes: Profa. Dra. Clarissa Maranhão, professora da Faculdade de Serviço Social da UFAL e Prof. Dr. Japson Gonçalves, professor da UFAL/Palmeira dos Índios.

Coordenação da Mesa: Profa. Dra. Silmara Mendes, coordenadora do curso de Serviço Social da Unit.

Debate – 21h – 22h

Segundo dia: 23/05/2017

Mesa redonda – 19h – 21h – Debate sobre os espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social e a relação da profissão com os movimentos sociais.

Palestrantes: Arabela Mendonça, assistente social (Política de Assistência Social), Mariângela (movimentos sociais)  Ana Flávia Melro , assistente social e professora da Unit (Política de Saúde).

Coordenação da Mesa: Profa. Msc. Francisca Sobral, professora do curso de Serviço Social da Unit.

Debate – 21h – 22h

Encerramento: 24/05/2017

Mesa redonda  19h – 21h  “Formação profissional e o mercado de trabalho para os/as assistentes sociais”.

Palestrantes: Profa. Msc. Maria Alcina Terto Lins, professora da Unit e Profa. Dra. Marinês Coral, professora e coordenadora do curso de Serviço Social da UFAL/Palmeira dos Índios.

Coordenação da Mesa: Profa. Esp. Mayra Vilar,  professora do curso de Serviço Social da Unit.

Debate – 21h – 22h

Compartilhe: