O evento visa proporcionar à comunidade acadêmica e ao público externo discussões sobre os efeitos impulsionados pela crise estrutural do capital, os quais ganham materialidade nas transformações do mundo do trabalho, que envolvem a totalidade social e se configuram na restauração do capital desde o fim dos anos 1970.
Tudo indica que as alterações oriundas desta crise também provoca o agravamento dos problemas sociais, tornando-os aparentemente sem solução, denominado pelo autor Mészáros, de esgotamento das possibilidades civilizatórias, ou seja, para o autor, a ordem do capital esgotou completamente as suas potencialidades progressistas.
Além dessa discussão, haverá debates sobre aspectos da atual conjuntura econômica e política do Brasil, assim como debates sobre as formas de materialização do controle social na atualidade, se através da gestão do pobreza ou da efetivação de direitos. Também será abordado aspectos sobre a precarização das relações e condições de trabalho do (a) assistente social, tendo em vista que, o Serviço Social configurado como uma profissão historicamente determinada, inserida na divisão sócio-técnica do trabalho não está imune as determinações impostas pela crise estrutural do capital, uma vez que a crise impõe uma série de mudanças nas relações e condições de trabalho que incidem em novos desafios e demandas à prática profissional dos (as) assistentes sociais.
O evento também proporcionará homenagens a alguns docentes que passaram pelo curso e aqueles que ainda fazem parte do corpo docente do curso e lançamento de livros de alguns professores.
“O debate realizado pela coordenação do Curso de Serviço Social traz não só com pauta a comemoração do dia 15 de Maio (dia do Assistente Social) mas sobretudo, ao retrocesso dos direitos sociais da classe trabalhadora no atual cenário de ofensiva neoliberal no contexto de crise estrutural do capital . Através das palestras os acadêmicos terão a oportunidade de compreender, debater sobre a essência do modo de produção capitalista e como o mesmo em detrimento do lucro vem atuando sob as necessidades da classe trabalhadora, agravando as refrações da questão social no atual contexto de barbarização da vida social. Os discentes serão privilegiados com palestras de professores que dedicam a sua vida para produzir conhecimento e fornecer para os discentes do curso de Serviço Social uma formação ética, competente balizadas no código de ética profissional, lei de regulamentação”, afirma o aluno do curso de Serviço Social Jorge Fernando.
“Na 10ª Semana do Serviço Social temos dois motivos para celebração, os 10 anos do curso de Serviço Social da Unit e o dia do (a) assistente social, momento de grandes reflexões sobre a trajetória do curso de Serviço Social no Unit , desde a implantação até a atual conjuntura de crise estrutural do capital e o dia do (a) assistente social que diante do contexto em que estamos vivendo, parece ser um dia muito mais de luta do que de grandes comemorações. Em comemoração a este dia finalizamos chamando atenção dos desafios que estão sendo enfrentados nesses tempos difíceis. Como temos estudado, a ofensiva do capital tem atingido diretamente a classe trabalhadora, nas mais diversas formas de precarização do trabalho, na flexibilização que compromete os direitos dos trabalhadores”, afirma a coordenadora do curso de Serviço Social Silmara Mendes.
Programação
Dia 10
- Das 18h 30min às 19h
Abertura: Apresentação Artística
Composição da mesa de abertura
- Das 19h às 20h
Conferência: Crise e esgotamento das possibilidades civilizatórias do capital, ministrada pelo Prof. Dr. Zilas Nogueira de Queiroz, professor da UNEAL.
- Das 20h ás 21h
Conferência: Conjuntura Econômica e Política do Brasil , ministrada pelo Prof. Dr. Artur Bispo Santos Neto, professor da Faculdade de Serviço Social da UFAL.
Coordenação da mesa: Prof. Msc. Albani de Barros
- Das 21h às 22h
Debate
Dia 11
- Das 18h 30min às 21h
Palestra: Gestão da barbárie ou efetivação de direitos?
Palestrantes: Dra. Cristina Paniago, professora da Faculdade de Serviço Social da UFAL
Coordenação da mesa: Profa. Msc. Silmara Mendes
- Das 21h às 22h
Debate
Dia 12/05/16
Das 18h30min às 19h
Lançamento dos livros:
Das 19h às 21h20min
Palestra: A precarização das condições e relações de trabalho do (a) assistente social
Das 19h às 19h30min
Homenagem: Em comemoração aos 10 anos do curso de Serviço Social alguns professores que passaram pelo curso e os que ainda fazem parte do corpo docente do curso serão homenageados
Das 19h 30min às 21h30min
Palestrantes: Dra. Rosa Prédes, professora da Faculdade de Serviço Social da UFAL, Representantes dos CRESS, SASEAL e ENESSO
Coordenação da mesa: Profa. Msc. Mayra Queiroz e Profa. Msc. Francisca Sobral
Das 21h 30min às 22h
Debate