MENU

Unit fala sobre Políticas Públicas em Conservação da Natureza

Os benefícios da conservação se refletem de forma ampla: manutenção de mananciais, conservação de solos, valorização do turismo

às 17h40
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit realizou nos dias 14 a 15 de abril, o evento Políticas Públicas em Conservação da Natureza. O seminário aconteceu no anfiteatro da Pós-Graduação e reuniu pesquisadores e técnicos da área para discutir temas atuais sobre a compreensão dos desafios da conservação da natureza.

A conservação da natureza representa, nos dias atuais, uma das políticas públicas que mais exige abordagens interdisciplinares. Economia, ecologia, educação, são algumas das áreas que envolvem profissionais e investimentos especializados em conservação da natureza. Os benefícios da conservação se refletem de forma ampla: manutenção de mananciais, conservação de solos, valorização do turismo. Mesmo assim, apesar dos evidentes benefícios que a conservação traz, ainda é mais comum a sociedade aceitar que sejam investidos recursos na mineração ou em uma estrada do que na conservação da natureza.

“I Jornadas Interdisciplinares em Políticas Públicas em Conservação da Natureza foi um seminário que teve como intuito a promoção de um diálogo entre pesquisadores de instituições como UNIT- Maceió, UFAL e Oxford e analista ambiental do ICMBio em Alagoas. O evento debateu os impactos ambientais de atividades econômicas como agropecuária e mineração nas unidades de conservação em biomas como Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Como um dos resultados do debate, foi estabelecida uma agenda de pesquisa envolvendo o Núcleo Interdisciplinar de Pós Graduação da UNIT- Maceió nas unidades de conservação Jequiá da Praia e Piaçabuçu, possibilitando a inserção de estudantes da graduação e pós graduação da instituição”, coloca Diego Freitas professor do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação – NIPG.

 

Compartilhe: