MENU

IV Seminário Interdisciplinar de Pós-Graduação

Nesta edição do evento o tema das palestras girou em torno da Ecologia Humana

às 18h35
O Centro Universitário Tiradentes – Unit, durante o período da Sempesq, realizou também a quarta edição do Seminário Interdisciplinar de Pós-Graduação. O encontro trouxe palestras com professores internacionais e tratou de discutir temas interdisciplinares sobre a Ecologia e a sociedade. As palestras ocorreram durante as manhãs e tardes dos dias 7 e 8 de novembro no campus Amélia Maria Uchoa, Cruz das Almas.
Professores e alguns membros da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana
Professores e alguns membros da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana
Palestra proferida pela presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, MSc. Alzení
Palestrantes do primeiro dia com a participação da Dra. Núbia, Dr. Luca e Dr. Juracy
Compartilhe:

Na ocasião, participaram alunos do mestrado, universitários e professores de instituições públicas e privadas de outros estados, como da UNEB de Juazeiro e Paulo Afonso. A proposta que atraiu até mesmo pesquisadores de fora, foi de mostrar a dimensão que a Ecologia Humana vem tomando nos últimos anos em nível nacional e internacional, como também mostrar aos leigos que ela não se restringe apenas ao meio ambiente ou o ser humano, mas se constitui na inter-relação entre o homem, sua relação com a natureza, e a resposta de seu entorno – seja ele natural ou construído pelo próprio homem.

O professor Ronaldo Alvim conta que ficou surpreso com o interesse de acadêmicos de fora e da força que o evento ganhou com a contribuição internacional.

“Quando me sugeriram propor o evento sobre o tema Ecologia Humana, era sobretudo com intuito de divulgar esta área de estudo a outros profissionais do estado. Entretanto, tivemos a participação de pesquisadores internacionais, como o professor Luca Valera, da Universidad Católica do Chile e do Professor Hernán Castellanos, da Univerisidad Nacional Experimental de Guayana da Venezuela, ambos com grande presença na discussão e envolvimento com a Ecologia Humana em nível internacional”, diz.

Segundo a coordenadora do Mestrado, Veronica Marques, o objetivo principal foi de integrar a visão da Ecologia Humana às diversas áreas do conhecimento, não apenas para debate com alunos e docentes do Mestrado Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, mas também da comunidade acadêmica do Centro Universitário Tiradentes, abrindo às portas para o conhecimento.

Um dos diferenciais da edição do seminário de 2017 foi o lançamento do livro ‘As raízes da Ecologia Humana’, que teve em sua publicação o apoio do Grupo Tiradentes.

Compartilhe: