MENU

Unit participa da reunião Itinerante do Conselho Nacional de Educação - CNE

O CNE, órgão máximo da Educação Brasileira, só sai de Brasília para prestigiar as outras capitais do Brasil, duas vezes por ano

às 19h16
O Centro Universitário Tiradentes participa da Reunião Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE) e o evento acontece no Hotel Jatiúca, de 3 a 6 de agosto. Este encontro faz parte da agenda de celebrações dos 200 anos de Maceió.
Compartilhe:

O CNE, órgão máximo da Educação Brasileira, só sai de Brasília para prestigiar as outras capitais do Brasil, duas vezes por ano. A presença dele em Maceió possui o objetivo de orientar as discussões e propostas surgidas nas reuniões técnicas e debates públicos, constituindo-se, ao final do processo, no Parecer e Projeto de Resolução que definirá as Diretrizes Nacionais para a educação escolar dos adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo.

Como principais documentos que substanciaram este texto, merecem destaque as recomendações advindas do “Seminário nacional: o papel da educação no sistema socioeducativo”, referenciado adiante, e da Nota Técnica nº 38, de 26 de agosto de 2013, emanada da SECADI/MEC, por meio de sua Coordenação Geral de Direitos Humanos (CGDH), no âmbito da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHUC). Estes dois documentos foram consolidados nos “Subsídios à elaboração das Diretrizes Nacionais para efetivação do direito à escolarização e Educação”.

A reunião deve receber professores, gestores, profissionais de educação, autoridades regionais, representantes de sindicatos, bem como reitores de instituições educacionais públicas e privadas. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, do Centro Universitário Tiradentes (Unit) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil).

Programação

A abertura da reunião propõe amplo debate público sobre o período de um ano de vigência do PNE e deve contar com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes; do presidente do CNE, Gilberto Garcia; do governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho; do prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira; da secretária municipal de Educação e ex-conselheira do CNE, Ana Dayse Rezende Dorea, além de outras autoridades locais.

No dia seguinte, o evento segue com visita técnica ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde está previsto ato público sobre as diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola. Na sequência, de volta a Maceió, reunião conjunta das câmaras de Educação Básica e Superior do conselho traz como pauta a formação de professores e a universalização da educação infantil, do ensino fundamental e médio. Está previsto ainda o lançamento das orientações curriculares da educação infantil em Maceió.

Outras reuniões conjuntas promovem audiência pública sobre as diretrizes nacionais para a educação escolar dos adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo, assim como diálogo com a comunidade educacional que aborda o PNE e o desafio das políticas públicas, com destaque para a formação de professores, a qualidade social e a gestão educacional. Após este momento, equipe do Pnud Brasil deve lançar mais uma edição do Atlas do Desenvolvimento Humano.

No último dia de reunião itinerante, quatro sessões públicas encerram a agenda de atividades. Uma delas, no âmbito da educação básica, propõe analisar os resultados de pesquisa que revela o índice de letramento científico do País, iniciativa do Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, a ONG Ação Educativa e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Outra sessão discute o cenário atual da educação superior no Brasil com representantes da área acadêmica.

 

Compartilhe: