MENU

Professores do Unit lançam livros

O evento aconteceu na livraria Leitura, no Parque Shopping Maceió

às 20h53
Compartilhe:

Na noite da sexta-feira, 15, o Centro Universitário Tiradentes – Unit através Comitê de Ética em Pesquisa e membro do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação realizou o lançamento dos livros “Rasuras e Refrões” do prof. Walcler Jr. e da obra “Diálogos Possíveis: a cultura nas ciências humanas” da profa. Daniela Carmo. O evento aconteceu na livraria Leitura, no Parque Shopping Maceió.

As organizadoras da obra “Diálogos Possíveis: a cultura nas ciências humanas” são Daniela do Carmo Kabengele que é doutora em Antropologia pela Unicamp, professora Titular II do Centro Universitário Tiradentes (Unit/Alagoas), coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa e membro do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação da instituição. E a outra autora é Ana Paula Palamartchuk, que é doutora em História pela Unicamp, professora adjunta no curso de História – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Obras

A obra “Rasuras e Refrões” trata do cancioneiro popular brasileiro produzido e gravado entre os anos de 1900 e 1960. O livro propõe uma relação entre aspectos da sociedade brasileira, do cotidiano em transformação nas grandes cidades e no campo, da politica e da forma de se contar uma historia do Brasil através dos temas e conteúdos das canções populares, sejam urbanas sejam regionais.

O livro atravessa seis décadas de canções abordando temas como: o convívio nas cidades do inicio do século XX, marcado por politicas higienistas, reformas, expulsões, gentrificações de bairros moldados para a burguesia, criminalidade, violência nas ruas, racismo e transformações de tradições rurais.

“Essa obra também fala sobre como o inicio da ditadura militar marcou o fim de nossa trajetória, quando os temas mais relevantes das canções passam a ser a liberdade individual e o direito politico, e não mais a cidade ou o campo como territórios de subjetividades em disputa”, destaca Walcler.

A outra obra possui o título “Diálogos Possíveis: a cultura nas ciências humanas”, uma coletânea com 11 artigos escritos por docentes-pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do país: Unit/Alagoas; UFAL; USP; UFRPE; UESC. Dentre os 11 artigos, quatro artigos são de docentes-pesquisadores da Unit/Alagoas: um artigo da organizadora da coletânea, Profa. Dra. Daniela do Carmo Kabengele, um artigo do prof. Dr. Pedro Simonard, um artigo da Profa. Dra. Jesana Batista Pereira e um artigo do Prof. Dr. Walcler Mendes Junior.

“Penso que o livro tem importância para a sociedade em uma perspectiva acadêmica. Quero fazer das minhas palavras, as palavras da Profa. Dra. Ana Mónica Henrique Lopes (UFOP), que fez a orelha do livro, ‘a cultura nas ciências humanas comporta, no esforço de pesquisadores com diferentes matrizes teóricas, possibilidades de se pensar a cultura em suas diferentes concepções, dialogando com as práticas e representações fornecidos por seus objetos. Constrói-se, por seus textos, uma cartografia que fornece rotas teóricas que podem ligar diferentes objetos, abrir perspectivas de investigação e fornecer chaves de leitura para outros produtos societais’”, colocou Daniela do Carmo.

 

Compartilhe: