MENU

Movências Interdisciplinares da Utopia – Minuto I

As inscrições estão abertas e evento oferecerá certificação

às 12h04
O Centro Universitário Tiradentes – Unit abre as portas para receber o congresso nacional Movências Interdisciplinares da Utopia – Minuto I, evento realizado pelo grupo de pesquisa Literatura & Utopia e o PPGLL (Fale/Ufal), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas – SOTEPP (Unit-AL). Ele vai acontecer entre os dias 26 e 27 de maio no Colégio Contato e entre os dias 28 e 30 de maio de 2018, no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

Pensar a utopia em tempos distópicos tem sido uma tarefa empreendida por acadêmicas/os, pesquisadoras/es e ativistas espalhadas/os pelo globo na contemporaneidade.  É notável um crescente interesse internacional nessa área que vem se consolidando sob a designação de Estudos da Utopia, ou Estudos Críticos da Utopia, por meio da criação de fóruns para discussão e pesquisa sobre o pensamento e prática utópicos, um viés ainda inovador no Brasil.

Assim, o MINUTO I será um momento de partilhas intelectuais, culturais e artísticas, possibilitando a suas/seus participantes a oportunidade de dialogar acerca das várias faces que compõem o amplo fenômeno dos utopismos, em que estão inseridos textos (verbais e não verbais) que acompanham a história da humanidade – desde a Antiguidade – até a contemporaneidade. Uma vez que o escopo dos utopismos abrange uma grande quantidade de áreas de conhecimento, às/aos profissionais que participarão do evento será possibilitada a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos através da abordagem geralmente (mas não necessária e unicamente) interdisciplinar dos Estudos Críticos da Utopia.

As/Os participantes do evento poderão ter acesso às teorizações sobre os utopismos por meio de conferências, mesas-redondas, minicursos, exibição de filme, oficinas etc., que serão proferidas, ministradas ou coordenadas por pesquisadoras/es renomadas/os no âmbito nacional e internacional desse amplo campo de estudos. Além disso, as sessões de comunicação oral e de pôster, como um espaço de diálogo, poderão dar uma amostra de como os utopismos (sobretudo em manifestações utópicas e distópicas) estão sendo trabalhados, discutidos e problematizados por alunas/os e professoras/es de diferentes instituições do país.

Considerando que se trata do primeiro fórum em nível nacional, ressaltamos a importância de pesquisas oriundas não só dos Estudos Literários, mas também dos Estudos de Gênero, Estudos Queer, Psicanálise, Estudos Pós- e Descoloniais, Filosofia e Ciências Sociais, entre outros âmbitos do pensamento que também constroem olhares críticos sobre o presente a partir de uma revisão constante do passado e, dessa forma, entreveem futuridades possíveis.

Busca-se, assim, iniciar uma rede de diálogo interdisciplinar sobre as utopias e distopias da cultura, abrindo caminho para novas parcerias e projetos interinstitucionais; fomentar o debate sobre os métodos, teorias e objetos sob a perspectiva dos Estudos Críticos da Utopia; compartilhar conhecimentos e planejar ações de ensino, pesquisa e extensão. De modo mais amplo, pretende-se consolidar e expandir ações acadêmicas centradas na retomada do conceito de utopia (via Ernst Bloch) não como ideal estático ou modelo a ser seguido, mas em seu potencial crítico, com vistas à construção de saberes diversos, em diálogo, e voltados para a crítica e transformação do mundo distópico em que vivemos neste início do século XXI.

Os palestrantes e debatedores que já confirmaram presença são: Alfredo Cordiviola (UFPE), Amilcar Bettega (Escritor), Ana Cláudia Romano Ribeiro (Unifesp), Carol Rodrigues (Escritora), Edson​ ​Luiz André de​ ​Sousa (UFRGS), Elida Tessler (Artista visual), Elton Furlanetto (Uninove), Fabi Gomes (Pocket Show), Fábio Fernandes (PUC/SP), Fátima Vieira (Universidade do Porto), Joan Haran (Cardiff University) e Luciana Calado Deplagne (PPGL/UFPB).

Os minicursos que serão oferecidos são: 1)Ficção Científica, Utopia e Distopia – Fábio Fernandes (PUC/SP); 2) Entre poesias e pedras: utopia, arte e psicanálise – Edson Luiz André de Sousa (UFRGS); 3) Utopia e Querelle des Femmes na Cidade das Damas de Christine de Pizan – Luciana Calado Deplagne (PPGL/UFPB); 4) Questões de Tradução e Utopia – Elton Furlanetto (Uninove); e 5) Uma historiografia das edições da Utopia, de Thomas More – Ana Cláudia Romano Ribeiro (Unifesp).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link https://goo.gl/forms/exZZlpZi200J1eKP2

Compartilhe: