MENU

Janeiro Branco: Unit participa de caminhada neste domingo

Campanha busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas

às 12h50
O Centro Universitário Tiradentes – Unit também apoio o projeto “Janeiro Branco”, que busca mostrar a importância do autoconhecimento e do cuidado com a mente e emoções. Uma caminhada em prol da campanha será realizada neste domingo, 29, a partir das 8h30, com concentração na praia de Pajuçara, próximo aos Sete Coqueiros.
Compartilhe:

Em 2017 o projeto ganhou à temática “Quem cuida da mente, cuida da vida!” e ele visa mobilizar as pessoas a mudarem seus hábitos e a repensarem suas atitudes, para então assim, incentivar a reflexão e planejamento de ações em prol da felicidade em suas vidas ao longo do ano.

Outro objetivo da campanha é desmistificar a ideia de que a busca por profissionais de psicologia estaria apenas ligada ao tratamento de doenças, alertando para a importância deste cuidado para a promoção da saúde.

“A caminhada objetiva destacar a importância da Promoção de Saúde Mental e fomentar o debate sobre Habilidades de Vida promovendo prevenção e melhoria na qualidade de vida. Acredito também que Maceió precisa de mais iniciativas como essas, com certeza essa será a primeira de muitas”, destaca a professora, Psicóloga e Vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas Nielky Nóbrega.

A caminhada é uma realização do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP-15 e conta com o apoio do Cafepsi; da Associação de Terapias Cognitivas de Alagoas – ATC Alagoas; Instituto de Educação e Reabilitação Emocional – Insere – Psicologia e Educação, do Cantinho do Psicólogo, da Unit e de outras instituições de ensino de Alagoas.

Como Surgiu

A inspiração da Campanha Janeiro Branco foi a Campanha Outubro Rosa e a sua luta em chamar a atenção da humanidade para a questão da prevenção em relação ao Câncer de Mama. Ela foi idealizada em 2013 por psicólogos de Minas Gerais com o intuito de tornar Janeiro o mês oficial para se pensar e promover ações em prol da Saúde Mental. Assim como há o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, queremos oficializar Janeiro como Janeiro Branco.

O mês de Janeiro foi escolhido porque é comum as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos para o ano novo; assim sendo, Janeiro será o marco inicial. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser – no espectro de cores – a junção de todas elas, remetendo à ideia de que o indivíduo para ter Saúde Mental precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida. Quando falamos em pigmentação, a cor branca é considerada a ausência de cores e sendo assim ela passa a ser a cor sobre a qual podemos “jogar” outras cores e colorir à nossa maneira, remetendo à ideia de que é possível “pintar” a vida de forma diferente.

Compartilhe: