MENU

Grupo de Apoio para estudantes LGBTI+

Atividade faz parte do projeto de extensão Intervenção Psicossocial em Pequenos Grupos

às 14h55
O Centro Universitário Tiradentes – Unit por meio do curso de Psicologia inova em suas ações e abre inscrições para o Grupo de Apoio para estudantes LGBTI+. As inscrições são gratuitas e triagem acontece nos dias: 24, 27, 30, 31/10 e 03/11, das 16h às 18h na Clínica de Psicologia Aplicada.
Compartilhe:

O grupo tem como objetivo criar um espaço de acolhimento, escuta e orientação para estudantes LGBTI+ da instituição, que estejam passando por tensões sócio afetivas ligadas ao processo de autoafirmação das identidades sexuais e de gênero.

Essa atividade faz parte do projeto de extensão “Intervenção Psicossocial em Pequenos Grupos”, coordenado pelas professoras do curso de psicologia, Ms. Thalita Melo,  Ms. Karoline Hélcias e Esp. Anne Nayara Almeida.

A primeira fase do grupo acontecerá entre os meses novembro e dezembro, devendo ter continuidade em 2018, de acordo com o fluxo de demanda. As inscrições e triagem acontecem nos dias: 24, 27, 30, 31/10 e 03/11, das 16h às 18h na Clínica de Psicologia Aplicada.

Projeto de Extensão

O Centro Universitário Tiradentes – Unit ao se comprometer, em sua política institucional de extensão, com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserida, com vistas a enfrentar as crescentes demandas sociais e das políticas públicas, toma para si a missão de formar profissionais críticos e comprometidos com a transformação socioeconômica do estado e com o desenvolvimento regional. Desta feita, a proposta desse projeto visa exatamente articular demandas da comunidade acadêmica e circunvizinha com o aprimoramento da formação profissional, pessoal e social dos estudantes de psicologia ao propor a formatação de um campo de intervenções psicossociais no âmbito grupal.

O projeto visa desenvolver uma ação continuada de práticas de intervenção psicossocial no contexto dos pequenos grupos em instituições públicos/coletivos que prestam assistência no âmbito da saúde, educação e comunidade. Além disso, busca:

-Criar um espaço de formação complementar para os estudantes de psicologia, possibilitando através das vivencias práticas e teóricas a interlocução inter e transdisciplinares no âmbito da saúde, educação e comunidades.

-Fortalecer os dispositivos grupais como ferramenta de atenção e cuidado à saúde básica e mental no contexto psicossocial.

-Discutir e aplicar as técnicas de intervenção grupais no contexto psicossocial, visando o aprofundamento teórico.

-Possibilitar um espaço continuado de práticas de cuidado psicossocial no âmbito coletivo, favorecendo o acolhimento, a convivência, a reflexão e a autonomia dos sujeitos participantes.

O projeto, inicialmente, desenvolverá três ações interventivas: o grupo de apoio LGBTI+ para estudantes da Unit, grupos operativos para usuários dos serviços da Unidade Docente Assistencial (UDA) da Unit e grupos psicoeducativos com usuários do sistema judiciário em Maceió. Ele vai durar um ano, podendo ser estendido por tempo indeterminado.

Compartilhe: