MENU

Estudantes da área de saúde celebram dia do Rim

Evento foi realizado pelo setor de nefrologia do Hospital do Açúcar

às 14h07
O Centro Universitário Tiradentes – Unit por meio dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição participaram de um evento em comemoração ao dia do Rim, que aconteceu no início deste mês de março.
Compartilhe:

O evento foi realizado pelo setor de nefrologia do Hospital do Açúcar e teve caráter interdisciplinar, com ações de promoção da saúde, verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Colaboradores e familiares de pacientes receberam também orientação sobre alimentação saudável e controle dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e renais.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2013), a prevalência de doença renal crônica é de 7,2% para pessoas acima de 30 anos e de 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos, caracterizando o problema como uma prioridade dos serviços de saúde em âmbito mundial.

Diante deste panorama, é de fundamental importância o desenvolvimento de ações que possibilitem a identificação e controle dos fatores de risco, bem como o diagnóstico precoce das doenças renais, o que melhora o prognóstico e possibilita novas possibilidades terapêuticas para os pacientes.

A professora Ana Paula Miyazawa, docente do curso de Enfermagem da UNIT/AL e uma das organizadoras do evento, observa que ações extensionistas como esta são importantes para a formação dos estudantes, pois aproximam a comunidade acadêmica da população possibilitando também o trabalho interdisciplinar. Diz a professora: “A vivência das situações cotidianas dos serviços de saúde possibilita a reflexão crítica necessária para o desenvolvimento de competências que caracterizam o profissional de excelência que o Centro Universitário Tiradentes pretende formar”.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Ligia Passos Bezerra, Ana Carolina Calles, Magda Matos, Ariana de Alencar do Amaral e Jaqueline Fernandes Gomes.

 

Compartilhe: