MENU

Engenharia Ambiental e de Produção ganham um novo Coordenador

Novo coordenador possui uma vasta experiência dentro de indústrias químicas, de plástico e de tecidos, onde atuou durante 13 anos. Dentre suas atividades neste segmento, ele passou pelas áreas de processos, produções e administração

às 17h40
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit vem crescendo e expandindo suas áreas de pesquisa e ensino. Os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção ganham um novo coordenador e o Engenheiro Químico Líbel Fonseca já apresenta bons resultados.

O novo coordenador possui uma vasta experiência dentro de indústrias químicas, de plástico e de tecidos, onde atuou durante 13 anos. Dentre suas atividades neste segmento, ele passou pelas áreas de processos, produções e administração,

Sua primeira experiência com a docência foi quando ele recebeu um convite para dar aulas em um projeto de cursinho para a comunidade carente e lá ele teve o primeiro contato com o ensino e aprendizagem. Tal oportunidade lhe rendeu patamares mais altos e ele passou a dar aulas para um curso de logística. Sua chegada no Unit foi através das portas da graduação, onde ele começou lecionando as disciplinas de calculo, calculo numérico e posteriormente chegando as disciplinas específicas do curso, como Termodinâmica Aplicada e Fenômenos de Transporte. Atualmente leciona Tratamento de Águas e efluentes e Cálculo Numérico.

Outra experiência interessante desse engenheiro foi quando ele atuou como instrutor de logística no SENAC. Lá ele teve contato com uma outra forma de educação, com um enfoque mais prático e o que lhe permitiu contato com várias empresas, sempre aliando teoria e prática.

Ações

Com poucos meses na gestão dos cursos Líbel já trouxe um novo movimento para o Unit. Os alunos já puderam participar de diversas visitas técnicas, a última foi ao Sistema Pratagy. As aulas de campo foram realizadas no Sistema Catolé e outra na Usina Coruripe. Em comemoração ao dia mundial da água, o curso realizou o Projeto Água é Vida, no Parque Shopping. A ação buscou sensibilizar os cidadãos sobre a importância de preservar os recursos naturais como meio de conservação ambiental.

Novidades

O curso de Engenharia Ambiental está protocolando solicitação de reconhecimento junto ao MEC e em 2015 receberá visita da comissão de avaliação. Dentro da proposta dos projetos integradores, alguns professores do curso estão fazendo levantamento de dados para diagnóstico dos impactos ambientais das línguas negras, existentes nas praias de Cruz das Almas até a Ponta Verde, o que vai gerar boas estatísticas ambientais.

Líbel é Engenheiro Químico por formação e possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A linha de pesquisa escolhida pelo coordenador é referente a área de Tratamento de Efluentes Industriais, voltada para Indústria do Petróleo.

“O desafio da educação é muito grande, temos buscado a melhoria dos cursos a cada dia e conquistando espaço na cidade de Maceió. Nossos futuros engenheiros estão se preparando a cada dia para conquistarem melhores oportunidades de trabalho e com certeza irão transformar Alagoas”, colocou o coordenador Líbel Fonseca.

Compartilhe: