A escolha de Leopoldo pelo curso se deu pelo encantamento que sentiu quando ele foi paciente de fisioterapia por duas vezes. O fato de trabalhar podendo ajudar pessoas despertou o desejo e a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a profissão.
Durante todo o curso Leopoldo pôde aliar a teoria aprendida em sala de aula com as oportunidades práticas. “O tempo na faculdade foi repleto de muito aprendizado e extremamente enriquecedor, me proporcionando as ferramentas necessárias para que eu ingressasse no universo profissional com a capacidade necessária para enfrentar o mercado de trabalho. A experiência dos professores também fez toda diferença, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional”, afirma.
A aprovação no processo seletivo da Adefal chegou como uma verdadeira recompensa para Leopoldo. “Estou muito feliz e com a sensação de que estou começando a colher os frutos de tanto esforço e estudo durante toda a minha graduação. Eu espero que 2017 seja apenas o início de uma nova etapa da minha vida e buscarei sempre crescer cada vez mais através de muito estudo e trabalho”, completa.
O desejo pela área da saúde para Winston é antigo, ele sempre ouviu falar sobre a importância da fisioterapia no tratamento e reabilitação, além da grande identificação com o segmento pela prática esportiva dele. “O período de faculdade foi uma coisa nova e totalmente diferente da época de colégio, vi que nela é a reta final para o início da vida profissional, na Unit aprendi realmente o que hoje sou profissionalmente, adquiri novos conhecimentos e novas amizades. Com certeza, só tenho a agradecer a UNIT pela estrutura do curso de fisioterapia, tanto pela parte física, quanto acadêmica, com uma excelente clínica escola e um quadro de professores composto por mestres e doutores, que visam o melhor de seus alunos, preparando-os para o mercado de trabalho”, destaca.
A aprovação na Adefal foi uma verdadeira conquista e um sinal de um 2017 promissor. “Estou muito feliz pela aprovação na Adefal e por fazer parte agora da equipe de fisioterapeutas de uma instituição de grande nome no Estado de Alagoas. Espero que 2017 seja o pontapé inicial para grandes realizações que estarão por vir como fisioterapeuta”.
Hospital das Clínicas
A união entre faculdade, muito estudo e comprometimento, rendeu a ex-aluna Emanuelle Medeiros uma aprovação em segundo lugar no programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. O curso de pós-graduação lato-sensu escolhido pela egressa foi “Fisioterapia no Cuidado ao Paciente Nefropata”, ele tem duração de dois anos e uma jornada de 60h semanais, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. O processo seletivo contou com etapa teórica, oral e entrevista, todas de caráter eliminatório.
“Desde o começo do ano de 2016 que vinha me preparando, estudando de forma geral os assuntos. Quando finalmente escolhi a residência que queria fazer comecei a focar nos assuntos da área da residência escolhida. Estou muito feliz com essa conquista e quero dizer para todos aqueles que possuem um sonho parecido, que foquem no assunto da área de escolha e se dediquem ao máximo, para que então possam alcançar seus objetivos”, ressalta Emanuelle.
O desejo de fazer fisioterapia nasceu junto com a vontade que sempre teve de ajudar pessoas. “Encontrei na fisioterapia o que precisava, que é reabilitar, trazendo assim uma nova esperança para sociedade. A faculdade foi fundamental no nosso crescimento, tanto profissional, como pessoal. Passamos por vários momentos, momentos esses de que serviram de lição para a nossa caminhada”, afirma.
O início do programa está marcado para março e Emanuelle começou 2017 com o pé direito, repleta de esperança por mais conhecimento. “Sinto-me realizada com essa possibilidade, pois me dediquei muito para conseguir essa aprovação e espero que esse novo ano seja um tempo de novos conhecimentos, muita aprendizagem e conquistas”, ressalta.
Hospital de Aracaju
A aluna Laís Tenório também é egressa do curso de fisioterapia e foi aprovada em primeiro lugar para residência Multiprofissional em Terapia Intensiva no Hospital Cirurgia em Sergipe. A finidade pelo curso nasceu pelo desejo de ajudar ao próximo e salvar vidas. “Através da fisioterapia encontrei isto, aquela relação terapeuta-paciente, desde atendimentos para simples prevenção de futuros problemas, até a própria reabilitação, com consequente melhora da qualidade de vida de cada um”, afirma.
O período de estudo rendeu boas experiências e embasamento teórico, para enfrentar o mercado de trabalho. “Minha temporada na Unit foi composta por grande amadurecimento pessoal e profissional. Sem falar que toda teoria que vi pôde ser relacionada com a prática”, ressalta.
Ela vai atuar como Fisioterapeuta de plantão na Unidade de Terapia de Plantão e sobre a nova conquista a egressa confessa “Estou plenamente realizada. Através desta etapa que inicia, quero continuar aquela vivência na prática hospitalar, iniciada ainda como acadêmica do curso, e agora, atuando como fisioterapeuta, mas sempre em constante evolução”.
“Essas aprovações são motivos de muita alegria para a Unit, que tem como foco a qualidade de ensino para formar profissionais éticos, humanistas e capacitados para atuarem nas mais diversas áreas da fisioterapia”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia Ana Luiza Exel.